Música Clássica no Rio, com Maria Luiza Nobre

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Yuja Wang - Foto: Divulgação

Vários concertos para todos os gostos e gêneros fazem parte da agenda musical que agita o Rio de Janeiro com a visita de grandes músicos estrangeiros e a presença da prata da casa. Apesar da dificuldade aparente, a cidade dá a volta por cima, e garante que seus espaços fiquem lotados por um público sempre ávido por boas apresentações e músicos carismáticos. Também para os leitores ouvirem e amarem, a Sonata de Rachmaninov para Violoncelo e Piano Op.19 com a super pianista Yuja Wang e o violoncelista Lynn Harrell.

XIV RIO HARPFESTIVAL
Continua com concertos diários e lotados o Festival Internacional de Harpas, que coloca a cidade do Rio de Janeiro como a capital internacional da Harpa. Com a apresentação de harpistas do Japão, Índia, Argentina e Alemanha em vários programas com diversos ritmos e tipos de harpas, assim como outros instrumentos, além da Camerata do Uerê, encerra-se a continuidade na cidade de uma programação iniciada em abril em São Paulo, continuando em maio passado no Rio, quando o CCBB, Forte de Copacabana, além de pontos turísticos como Ilha Fiscal, Corcovado, AquaRio, clubes, museus, centros culturais e Palácio São Clemente, Consulado de Portugal, tiveram seus espaços lotados de músicos com suas variedades de harpas, para o total encantamento do público, já cativo, que espera um ano para rever os ídolos do instrumento divino, que visitam o Rio de Janeiro. Já em junho ampliou-se para cidades como Lisboa e Coimbra em Portugal, Madrid na Espanha, Grasse e Poquerolles na França, Brugges na Bélgica e Milão na Itália. Já em outubro estão previstos novos concertos em cidades do Caribe, Guiana Francesa e New Orleans. Para se ter uma idéia da dimensão e importância do festival, esse ano foi registrado um público superior a 20.000 pessoas, o que já torna na atualidade o RioHarpFestival, considerado pelos próprios harpistas, como o maior festival de harpas do mundo.
Informações



Dia 16 – Memorial Getúlio Vargas

12h30
Tatiana Henna,harpa – Brasil

16h
Friederike Muller,harpa – Alemanha

Dia 17
Memorial Getúlio Vargas

13h
Duo Portinari
Soledad Ya Ya,harpa – Argentina
Peter Pas,viola – Canadá

16h
Friederike Muller,harpa – Alemanha

Dia 18
Memorial Getúlio Vargas Concertos de encerramento

13h
Duo Portinari
Soledad Ya Ya,harpa – Argentina
Peter Pas,viola – Canadá

16h
Camerata Uerê
Participação especial de Friederike Muller,harpa – Alemanha

AVITAL
O carismático bandolinista israelense Avi Avital visita pela primeira a cidade e estará no Theatro Municipal do Rio de Janeiro com a orquestra alemã L’Arte del Mondo e o regente Werner Ehrhardt, em concerto no próximo dia 19, às 20h. O conjunto se apresenta com instrumentos de época e no programa além do Concerto para bandolim (alaúde) em Ré maior RV 93 de Vivaldi, obras de Sammartini, Bach,Mendelssohn-Bartholdy e as belas Danças Romenas de Bela Bartok. Avital nasceu em Be’er Sheva, no sul de Israel e começou seus estudos do instrumento aos oito anos de idade e muito rápido estava na orquestra juvenil de bandolins. Fez sua formação na Academia de Música de Jerusalém e no Conservatório Cesare Pollini, em Pádua, na Itália, onde estudou com Ugo Orlandi, grande bandolinista italiano.
Informações: 2332-9191
Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Praça Floriano, S/N – Cinelândia

ZUKERMAN
O violinista israelense, nascido em Tel Aviv, Pinchas Zukerman é um dos mais prestigiados violinistas da atualidade, e estará mais uma vez no palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, no dia 22, às 20h, exibindo sua arte de cinco décadas, seu lirismo expressivo e sua sonoridade dourada. Músico versátil além do seu instrumento domina a viola além de ser maestro. No concerto tão esperado, será solista da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, além da violoncelista canadense Amanda Forsyth,também solista e como regente Daniel Guedes, um dos mais talentosos e virtuoses violinistas brasileiros. No programa o Concerto para Violino em Ré Maior Op.61 de Beethoven além de obras de Dvorák.
Informações: 2332-9191
Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Praça Floriano, S/N – Cinelândia

SALA CECÍLIA MEIRELES
Hoje, às 20h
Cello Cinema: Tango Romance e Eternidade com Blas Rivera e Rio Cello Strings

Dia 16, às 20h
Música Eletrônica e Cello Jazz

Dia 17, às 20h
Orquestra Sinfônica Brasileira com Rio Cello

Dia 18, às 11h
Concerto da Juventude
Orquestra Sinfônica Brasileira com Rio Cello

Dia 20, às 20h
Paula da Matta, piano

Dia 21, às 20h
Recital em comemoração aos 60 anos de carreira e lançamento do CD do grande pianista João Carlos Assis Brasil

Informações: 2332-9223 e 2332-9224
Sala Cecília Meireles
Largo da Lapa, 47 – Lapa

DUO
O Duo Barrenechea faz um recital comemorando os 30 anos de casamento de seus integrantes, o flautista Sergio Barrenechea e a pianista Lúcia Barrenechea, dia 18, às 10h30, no Centro de Artes da UFF.

Informações: 3674-7531
Cine Arte UFF
Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí, Niterói

ACESSIBILIDADE CULTURAL
O Centro de Artes da UFF realiza até o dia 18, o 1º Seminário de Acessibilidade Cultural,quando ocupa os espaços de artes visuais, Teatro da UFF, Cine Arte UFF em Icaraí e a Sala InterArtes no Ingá. Políticas e Estratégias de Acessibilidade, Direitos Culturais, Diversidade, Gastronomia Acessível e Educação Inclusiva, entre os diversos temas em debate. O evento é bem expressivo, e as inscrições nas mesas redondas de conversas será gratuita e poderá ser realizada pelo link.

FRANÇA MEDIEVAL
Trovadores, Canções e Danças da França Medieval poderão ser ouvidos nos jardins, dia 21, às 17h, com o Conjunto de Música Antiga da UFF.
Informações: 3674-7531
Jardim da Reitoria
Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Música Clássica no Rio, com Maria Luiza Nobre

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui