Atracou no Píer Mauá na manhã deste domingo (02/01) o navio MSC Preziosa, que veio de Búzios, na Região dos Lagos. A embarcação tem cerca de 20 casos confirmados de Covid. Segundo a secretaria de Saúde do Rio, todos os pacientes e as pessoas que tiveram contato com eles estão em isolamento a bordo. A informação foi divulgada pelo portal de notícias “G1”.
O Centro de Informação Estratégica em Vigilância em Saúde do Rio e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) farão uma investigação epidemiológica no navio.
Na noite de réveillon, o navio ficou ancorado na Praia de Copacabana. Depois da virada do ano, ele seguiu direto para a cidade de Búzios, onde foram identificados os casos de Covid.
A empresa responsável pelo navio divulgou uma nota confirmando casos da doença a bordo: “Como parte da nossa rotina de monitoramento de saúde, que inclui testagens frequentes e diárias de 10% de todos os hóspedes e tripulantes do navio, ação que integra o protocolo de saúde e segurança definido e aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, em linha também com o nosso protocolo global, identificamos um pequeno número de casos de COVID-19 entre as pessoas que estão a bordo do MSC Preziosa, que representa 0,6% do total da população a bordo. Todos os casos são assintomáticos ou com sintomas leves. Conforme definido pelo protocolo, isolamos imediatamente estas pessoas e seus contatos próximos em uma seção dedicada e separada do navio, em cabines com varanda, seguindo as medidas previstas para este tipo de situação”, diz o texto.
Resta saber se essas pessoas desceram do navio em Búzios