‘NitBike’: Niteroienses escolhem nome de sistema de bicicletas compartilhadas que atenderá parte da cidade

O sistema abrangerá 50 estações, com 46 para adultos e 4 infantis, contemplando os principais bairros do município

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O aguardado sistema de bicicletas compartilhadas de Niterói, o Nit Bike, que teve o nome escolhido pelos moradores, está prestes a se tornar uma realidade. Com 50 estações e 600 bicicletas espalhadas pela cidade, o projeto foi escolhido por meio de uma consulta pública com impressionantes 5.240 votos na plataforma do Colab entre 18 e 31 de janeiro.

O prefeito Axel Grael destaca que a implementação do Nit Bike está em consonância com as diretrizes do Plano Nacional de Mobilidade Urbana e do planejamento urbano de Niterói. A cidade já é referência regional em mobilidade ciclo ativa, e essa iniciativa visa incentivar ainda mais a prática do ciclismo.

“Niterói está na vanguarda regional em relação à mobilidade ciclo ativa. Essa iniciativa tem como objetivo oferecer uma estrutura para incentivar cada vez mais a prática do ciclismo, distribuindo, em um raio de 5 km do Centro de Niterói, estações estrategicamente localizadas.” afirma Grael.

Com um investimento anual previsto de cerca de R$ 8,5 milhões, o serviço será gratuito para a população. O Nit Bike abrangerá 50 estações, com 46 para adultos e 4 infantis, contemplando bairros como Icaraí, São Lourenço, Barreto, Ingá, São Domingos, Gragoatá e Boa Viagem.

Advertisement

No primeiro estágio, a Prefeitura custeará o serviço, oferecendo viagens gratuitas de até 1 hora, com uma multa proporcional para exceder esse tempo. Há planos de integração com empresas locais, permitindo estações patrocinadas, expandindo a área de cobertura e reduzindo os custos municipais.

Em dezembro de 2023, a Prefeitura lançou uma licitação para a empresa responsável pelo sistema, com a vencedora iniciando a implantação em janeiro. As primeiras bicicletas compartilhadas estão programadas para março, com uma implementação gradual, começando com 15 estações na primeira etapa e expansão para o restante até meados do ano.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp ‘NitBike’: Niteroienses escolhem nome de sistema de bicicletas compartilhadas que atenderá parte da cidade
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui