Por André Delacerda
As Escolas do Grupo Especial dominam a mídia televisiva, escrita, as rádios e atraem a maior parte dos patrocínios. Mas se você pensa que só as felizardas Escolas que compõem este grupo têm brilho, enredo, bateria de estremecer, e muito samba no pé, está enganado. É melhor você procurar conhecer e ir ao desfile das Escolas do Grupo de Acesso!
É bom lembrar que escolas como a União da Ilha, famosa por seus sambas antológicos, vide o imortal refrão cantado em blocos e festas de carnaval no Rio “Eu vou tomar um porre de felicidade…”; a São Clemente, e seus enredos irreverência; a Acadêmicos de Santa Cruz; a Unidos da Ponte; a Unidos do Cabuçu; a lendária Estácio de Sá, mãe de todas as escolas; a novata e gigante Acadêmicos da Rocinha; a Lins Imperial; a Tradição, dentre outras. Fazem parte deste grupo que se agiganta e é composto por muitos outros Grêmios Recreativos Escolas de Samba, de vários tamanhos e regiões do Rio, que se dividem entre desfiles na Sapucaí e na Intendente Magalhães.
Agora o Grupo de Acesso ganha um importante instrumento de divulgação. Entrou no ar a Rádio S@mba Net, com programação voltada exclusivamente para os Grupos de Acesso, trazendo os sambas-enredos de todos os tempos e boletins informando os preparativos das escolas de samba para o Carnaval. O trabalho da rádio se estenderá até a apuração. Inclusive com a transmissão ao vivo da apuração dos Grupos de Acesso A, B, C, D e E.
É só clicar na web e escutar o que o Grupo de Acesso vai cantar durante os desfiles.