No dia 6 de abril é comemorado o Dia Mundial da Atividade Física. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS-Rio) pretende celebrar a data promovendo uma série de atividades, através do programa Academia Carioca. O objetivo da ação é despertar o interesse na população quanto à prática de atividade física, para a melhora geral das condições de saúde, além de conclamar a todos os praticantes de exercícios físicos voltem às atividades presenciais.
As atividades serão realizadas em oito pontos da cidade, a partir das 8h. Corrida, caminhada, esportes, jogos e educação em saúde serão algumas das opções oferecidas. O programa é direcionado para todas as pessoas cadastradas nas unidades de saúde do município do Rio.
Junia Cardoso, coordenadora do Programa Academia Carioca, ressaltou que o programa tem por finalidade maior fazer com que a população compreenda os benefícios que a atividade física pode proporciona ao praticante.
“Serão atividades físicas e educativas para fortalecer a prática e o conhecimento dos benefícios de uma vida mais ativa, reforçando compromissos estratégicos de enfrentamento, prevenção de doenças e adesão a boas práticas em saúde”, afirmou Junia Cardoso.
O Programa Academia Carioca, que tem atuação em dez grandes regiões da cidade, beneficia 186 mil pessoas, sendo que 81% delas possuem alguma doença crônica, 78% apresenta excesso de peso, 69% são hipertensos e 19% são diabéticos. Em atividade desde 2009, o Academia Carioca foi implantado pela SOS-Rio e está presente em 202 unidades de Atenção Primária da cidade, entre centros municipais de saúde e clínicas da família.
As ações serão realizadas nos seguintes pontos: GREIP, na Penha; Parque Madureira; Vila Olímpica Professor Manoel José Gomes Tubino, em Campinho; Vila Olímpica Mestre André, em Padre Miguel; Aterro do Flamengo, em frente ao Palácio do Catete/Posto 1; Centro Esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande; Vila Olímpica Oscar Schmidt, em Santa Cruz; Vila Olímpica do Encantado, em Encantado.