Como se não bastassem as depredações e vandalizações do patrimônio histórico e cultural da cidade, agora as tampas de bueiros da capital viraram motivo da sanha dos criminosos espalhados pelas ruas do Rio de Janeiro.
No bairro do Engenho Novo, na Zona Norte da cidade, várias foram as tampas de bueiros furtadas. A “moda” começou a aproximadamente um mês e já produziu os seus estragos.
Segundo moradores e trabalhadores do tradicional bairro, um simples passeio pode acabar em um terrível acidente. Uma pessoa idosa, com problemas de mobilidade ou de visão pode acabar caindo em buraco e quebrando uma perna, por exemplo. Sem contar que em dias de chuva muitas ruas alagam e encobrem os bueiros existentes.
De acordo com o jornal O DIA, somente na esquina da Rua Maria Antônia com Condessa Belmonte, e ruas Verna Magalhães e Barão do Bom Retiro cinco bueiros tiveram as tampas furtadas. Para proteger e alertar a população, os moradores do bairro cobriram os buracos com papelão e caixotes de madeira.
O jornal afirmou ter procurado a Prefeitura do Rio para falar sobre a insegurança gerada pela furto dos bueiros, mas não teve retorno.
As informações são do jornal ”O Dia”.
Atualização – 15 de setembro de 2023 – 11h50
Por meio de nota oficial, a Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Conservação, se manifestou sobre o assunto. Confira abaixo.
”A Secretaria Municipal de Conservação informa que vai enviar equipe às ruas citadas na reportagem para tomar as providências necessárias. Caso seja constatado que os tampões pertencem a alguma concessionária, a empresa será notificada para que faça a reposição.
A Conservação acrescenta que, desde janeiro de 2021, já fez a reposição de mais de 17 mil grelhas e tampões em toda a cidade do Rio de Janeiro. Para tentar coibir os furtos, a Secretaria vem substituindo, sempre que possível, grelhas e tampões de ferro fundido por grelhas e tampões em concreto, que não têm valor comercial”.