Localizado no charmoso Largo do Boticário, no Cosme Velho, o JO&JOE Rio, administrado pelo grupo francês Accor, conquistou o prêmio Eco-Guerreiro do Hoscar Awards, considerado o “Oscar dos Hostels”, na 23ª edição da maior premiação mundial de hostels. Reconhecido como um dos destinos mais sustentáveis da Zona Sul do Rio, em uma das áreas mais históricas da cidade, o hostel tem atraído cariocas e turistas descolados, tornando-se um dos destinos mais desejados por quem busca um espaço sustentável e de estilo.
Esta é a segunda indicação do JO&JOE Rio ao prêmio, o que reforça seu compromisso com práticas ecológicas e de preservação. No site global Hostelworld, o hostel recebeu destaque ao lado de estabelecimentos internacionais, como os da Tailândia, e nacionais, como os de Pipa, no Nordeste do Brasil. A votação foi popular e, ao participar, o público teve a chance de ganhar um voucher de U$250 para usar no Hostelworld. De acordo com a plataforma, “o prêmio celebra os hostels que vão além para proteger o meio ambiente, preservar a cultura local e apoiar a comunidade.”
“Você encontrará o JO&JOE Largo do Boticário no sopé do Corcovado, em um cenário de selva colorida, completo com piscinas, terraços, áreas de DJ, redes, restaurantes e bares (com as melhores caipirinhas da cidade!). Este paraíso para mochileiros é 100% livre de plástico, usa energia limpa e realiza limpezas regulares de praia”, comenta a publicação sobre a premiação.
Em 2018, o hotel passou por uma profunda renovação, com um investimento de cerca de 70 milhões de reais, para restaurar seis casas históricas do Largo, que estavam completamente abandonadas e invadidas por moradores de rua. A reforma respeitou as características originais dos imóveis, assim como à preservação da floresta nativa ao redor. A operação de compra dos imóveis, que envolveu a Sergio Castro Imóveis, ocorreu em 2017, com a rede hoteleira francesa Accor adquirindo as propriedades em uma intrincada negociação. As casas estiveram à venda por décadas, e quase se tornaram ruínas, até que o negócio foi finalmente fechado.
Com 4.157 m² de área, o JO&JOE Rio conta com 320 camas distribuídas em 80 quartos e apartamentos, que acomodam até 8 pessoas. O hostel tem se destacado pelo seu compromisso com a sustentabilidade e a preservação do patrimônio histórico, o que o tornou o único representante brasileiro na categoria Eco-Guerreiro.
O trabalho de restauro das casas, que inclui as escadas caracol, pisos e azulejos originais, foi minucioso e teve a supervisão do INEPAC (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural), garantindo a qualidade e a fidelidade histórica da renovação. Para celebrar e documentar o processo de preservação, a Accor publicou um livro que conta a história do Largo do Boticário, destacando o esforço de restauro realizado na região.
O hostel está localizado aos pés do Cristo Redentor e é o único ponto da cidade onde ainda é possível avistar o Rio Carioca, que, no passado, era famoso por suas águas consideradas milagrosas.
JO&JOE Rio de Janeiro
Beco do Boticário, 32
Cosme Velho, Rio de Janeiro – RJ
Para reservas, acesse o link.