Na tarde de terça-feira, (23/08), o portal Nota Carioca voltou ao ar, porém com problemas de instabilidade. A Secretaria municipal de Fazenda afirma que a instabilidade acontece por conta do grande número de acessos na plataforma. “As equipes técnicas estão trabalhando para que o sistema retorne o mais rápido possível”, diz a nota.
Já fazem oito dias que um ataque hacker atingiu o Datacenter da Prefeitura do Rio e os serviços estão sendo voltando lentamente. O portal é o segundo serviço municipal a ser restabelecido depois da invasão. Na última quinta-feira, (18/08), o Diário Oficial voltou a ser publicado.
Na quarta-feira, (17/08), dois dias após o ataque, a prefeitura informou que os técnicos da Empresa Municipal de Informática (Iplan-Rio) conseguiram reassumir o controle da administração e sistemas da rede, mas que os serviços continuariam fora do ar até que o ambiente digital esteja seguro.
O crime foi registrado na Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI). Segundo o delegado Pablo Sartori, no entanto, a prefeitura não informou quando entregará à Polícia Civil os dados relativos ao ataque. A prefeitura garante que todos os dados dos logs da invasão estão preservados e serão encaminhados para a polícia.
“Acredito que eles estão ocupados tentando restabelecer os serviços, o que é natural. Se os dados estão sendo preservados junto com o trabalho para reparar o sistema não teremos prejuízo para a investigação. Caso contrário, se perdermos essas informações ficará bem mais difícil avançar”, disse o delegado Sartori.
A Prefeitura ainda afirma que o site “prefeitura.rio” segue como plataforma de informações aos cariocas e só deixará de fazer este serviço quando todo o portal oficial estiver normalizado. “Os perfis do município em redes sociais também estão à disposição da população, porque não foram atingidos pelo criminoso ataque hacker”, disse a Prefeitura em nota.
Ataque hacker coisa nenhuma . . . o sistema não aguentou processar a enorme quantidade de multas de trânsito que o Eduardo Paes despejou sobre o carioca . . .
O sistema deu pau agora. O Paes vai dar pau nas eleições. Só os muito tolos irão votar num político indesejável desses.