Recentemente, o DIÁRIO DO RIO publicou uma reportagem sobre o crescimento de uma nova favela em Copacabana, próximo ao teatro Vila Lobos. A reportagem gerou uma grande repercussão. Após sua publicação, recebemos a denúncia de um caso muito parecido, porém na Zona Norte, mais especificamente no bairro do Sampaio, que fica próximo a Vila Isabel e Engenho Novo.
Próximo ao acesso ao túnel Noel Rosa, a nova favela vem se expandindo rapidamente para cima da pista. Ela margeia a rua São Paulo, junto ao viaduto Armando Coelho de Freitas. As imagens do Google Maps mostram claramente a expansão nos últimos anos; é chocante a rapidez com que a ‘comunidade’ vem crescendo.
O que era um terreno em aclive praticamente tomado por vegetação se tornou um aglomerado de prédios mal-acabados construídos sobre palafitas. De cima, dá pra contar mais de 70 (setenta!) caixas d’água azuis, daquelas modernas. A expansão da ocupação ilegal no local é exponencial.
No ano passado, o DIÁRIO DO RIO noticiou que em Vila Isabel, Riachuelo e na região da Mangueira, três novas favelas estavam sendo erguidas. O mesmo ocorreu no Cosme Velho, atrás do famoso Largo do Boticário. As construções irregulares cresceram nos últimos anos e a situação se repete por toda a cidade.
O subprefeito da zona norte respondeu ao membro do skyscrapercity que isso não é favela, é o que então?
O poder público tem que evitar que mais favelas sejam assentadas, com a derrubada dos barracos com tratores, onde será mais um criadouro de bandidos. Isso sem dizer da poluição visual que nos proporciona. Eu tenho vergonha de dar um tour com amigos e parentes pelo Rio de Janeiro, tamanho o número de favelas. Ou então, a sociedade tem que formar milicias anti-favelas para impedir essas construções por bem, ou por mal, se é que podemos chamar aquilo de construção.
#abaixoaafavelas
Isso mesmo temos que acabar com todas as favelas com a ajuda do exército e do nosso querido presidente Bolsonaro, explodir tudo e prender todo mundo com o delegado da cunha, se o traídor do MORO ganhar a eleição também fará um ótimo trabalho prendendo todos esses favelados como fez com o 9 dedos e mandando eles pra vala! Bolsonaro 2022
Recentemente a pequena comunidade a que se tem acesso pela rua Senador Simonsen, no Jardim Botânico, e que é de onde sai uma trilha para a cachoeira do santinho, colocou um portão impedindo que não moradores passem por ali. Isso já foi até matéria da Band e eu desconfio que os moradores queiram aumentar a comunidade.