As obras do novo traçado da Serra das Araras, na Via Dutra, completaram um ano em abril com 25% do projeto executado, segundo a concessionária CCR RioSP. A intervenção é considerada uma das mais importantes do setor de infraestrutura rodoviária no país e representa um marco para a região, que recebe cerca de 390 mil veículos por mês, sendo 36% de veículos de carga.
Com investimento total de R$ 1,5 bilhão, o novo traçado da serra prevê a construção de oito faixas de rolamento, quatro em cada sentido, além de acostamentos, 24 viadutos (com 4.503 metros de extensão), duas rampas de escape, três passarelas, iluminação total das pistas, câmeras de monitoramento, sistemas de detecção automática de incidentes e novos Painéis de Mensagem Variável (PMVs).
“Há um ano, começamos um projeto grandioso e importantíssimo para a baixada fluminense. São meses de dedicação e sempre com olhar focado em segurança para trazer também mais conforto aos nossos clientes durante as suas viagens”, afirmou a diretora-presidente da CCR RioSP, Carla Fornasaro.
Entre os marcos já alcançados, está a finalização do primeiro viaduto da nova pista de descida, com 50,8 metros de extensão, cuja liberação para o tráfego está prevista para maio de 2025. A concessionária também já iniciou a terraplanagem e pavimentação do entorno, e concluiu a instalação de cinco das 50 vigas fabricadas no canteiro de obras em Paracambi (RJ). Já foram executadas 502 estacas raízes, de um total de 2.200 fundações previstas.
Atualmente, 25 das 34 frentes de trabalho estão ativas. Para viabilizar as obras, a CCR RioSP realiza detonações de rochas três vezes por semana, entre 13h e 15h, com bloqueio temporário da pista de subida no sentido São Paulo. Aproximadamente 100 atividades de detonação já foram concluídas, totalizando 160 mil m³ de concreto utilizados, reaproveitados integralmente na própria obra.
A previsão da concessionária é entregar a nova pista de subida em 2028, e a pista de descida em 2029. Mais de 2 mil colaboradores atuam atualmente nas obras, a maioria proveniente dos municípios de Piraí e Paracambi, próximos à região da serra. A estimativa é que até o fim da construção, mais de 5 mil profissionais tenham participado do projeto.
O novo traçado também já impacta positivamente o comércio local, com o aumento no movimento de estabelecimentos próximos aos canteiros. A concessionária também planeja organizar um espaço específico para comerciantes da Serra das Araras, em especial os que vendem frutas na região, promovendo inclusão e geração de renda para a população local.
Uma obra com pelo menos 30 anos de atraso, quantos acidentes que geram despesas aos poderes públicos, poderiam ser evitados, quem conhece a Europa sabe o valor que os governos dão a malha rodoviária.
Em fim, esses são os nossos políticos, todos em geral , preocupados em desejos inconfessáveis de poder.
Dane-se o povo.
Essa é mais uma obra do governo federal.
A obra é da concessionária
Eu jair trabalhei na empresa ela está de parabéns das conclusões das obras e de atendimento ao os clientes aqueles que transitar por ela parabéns da empresa ccr e as autoridades envolvidas PRF e os órgãos competentes Deus abençoe sempre vcs todos