Novas licenças para moradias no Centro do Rio prometem dobrar residentes na região até 2027

Expectativa com a chegada dos novos investimentos é de que 12 mil novas pessoas passem a viver na área central do Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Rafa Pereira - Diário do Rio

A Prefeitura do Rio de Janeiro acaba de emitir 36 novas licenças para construções com incentivos fiscais na área do Reviver Centro 2, que consiste na revitalização urbanística, social e cultural do centro da cidade. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (11/03) pelo Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação, Chicão Bulhões, conforme informação do jornal O Globo.

O anúncio foi feito no evento “Novas Oportunidades para o Centro do Rio”, promovido pela Aliança Centro-Rio, na BQ Escritórios e Coworking, que debateu a recuperação da região central da cidade. O encontro contou com cerca de 300 mil profissionais e 60 mil empresas.

Na reunião, Bulhões pontuou que as licenças emitidas para a construção dos novos prédios serão de uso misto, com escritórios, salas comerciais e moradias, mas que o foco será na parte residencial.

O evento onde as demandas para a região foram debatidos teve a presença de cerca de 150 empresários, comerciantes, síndicos e proprietários de prédios da região central do Rio. Dados da Rio Negócios mostram que a área fatura aproximadamente R$ 560 bilhões ao ano, correspondente a 32% do faturamento da cidade.

Advertisement

Outros temas também permearam a convenção, como “a retomada da Uruguaiana pelo prefeitura do Rio, junto com o governo do estado, visando o reordenamento urbano”; “a segurança pública integrada a inteligência da Guarda Municipal, em parceria com as polícias”; o Reviver Cultural em horários estendidos e no fim de semana; e o programa Seguir em Frente, em parceria com a Secretaria de Saúde, para um encaminhamento da população em situação de rua”.

Para Cláudio Hermolin, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Rio de Janeiro (Sinduscon-Rio), os primeiros resultados dos programas Reviver Centro 1 e 2 projetam que, até 2027, a região central tenha 12 mil novos moradores, redobrando o número de residentes.

O Centro oferece uma ótima estrutura de transporte público, que vai atrair cada vez mais comércio, entretenimento e serviços para a região” disse Hermolin ao jornal O Globo.

CEO da Aliança Centro-Rio, que reúne donos de 60 prédios na região, Marcelo Haddad destacou as Áreas de Revitalização Econômica (AREs), como o projeto que prevê que a Rua São José, entre a Avenida Presidente Antônio Carlos e a Rua da Quitanda, “seja transformada em boulevard, com melhorias na infraestrutura, limpeza e segurança”. Até o fim do ano, segundo ele, estão previstas mais duas AREs: uma próxima à Biblioteca Parque Estadual e outra na Candelária.

A associação da Aliança Centro-Rio atua há 24 anos e representa atualmente mais de 60 prédios na região, que totalizam 750 mil metros quadrados construídos e mais de R$ 7 bilhões em investimentos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Novas licenças para moradias no Centro do Rio prometem dobrar residentes na região até 2027
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui