Nada de caciques mandando, ou tempo de serviço, o NOVO preparou um processo seletivo para escolher seu candidato a prefeito do Rio em 2020. O partido, inclusive, contratou uma empresa de recrutamento e desenvolvimento de executivos, a Exec, para o serviço.
Além do Rio, o Novo também terá candidatos em pelo menos outras 7 capitais: São Paulo, Curitiba, Salvador, Recife, Porto Alegre, Fortaleza e Belo Horizonte. Mas o partido espera abrir, ainda, novos processos seletivos em cerca de 60 cidades.
Porém, fazer parte do processo seletivo não é para qualquer um. Além de, obviamente, ser filiado ao NOVO, você precisa pagar uma taxa de R$ 4 mil! Além disso precisa de, no mínimo, ter experiência de 8 anos em posições relevantes em gestão no setor público e/ou privado, com elevadas práticas de governança. E reconhecimento reputacional perante à sociedade e à comunidade empresarial da região.
Outro requisito interessante é apresentar as seguintes competências comportamentais: liderança, capacidade de comunicação, espírito empreendedor, aptidão para trabalhar em equipe e raciocínio analítico e estratégico que complementem o seu perfil de gestor.
No Rio, se algum parlamentar do NOVO quisesse ser candidato, apenas o deputado federal Paulo Ganine e o estadual Alexandre Freitas cumpririam o tempo mínimo de gestão. O deputado estadual Chicão Bulhões, com 30 anos, e vereador Leandro Lyra, com 26, não atenderiam o requisito.
Mas deste grupo, apenas Lyra havia mostrado algum interesse no Executivo. Já Alexandre disse ao Diário do Rio não ter nenhum anseio, “pois considera o legislativo a sua grande vocação”.
Até o momento já foram 81 inscritos em todo o país, não há um número específico para o Rio de Janeiro. Entretanto, nosso analista político, Antônio Mariano, crê que o nome favorito para ser candidato do NOVO a prefeito do Rio, é Marcelo Trindade –que foi candidato a governador em 2018.
O NOVO surpreendeu em 2018 ao eleger o governador de Minas Gerais, e uma bancada de 8 deputados federais. É de imaginar que com o crescimento do liberalismo no Brasil, uma certa decepção com o conservadorismo de Bolsonaro, o partido consiga eleger, ao menos no Rio, 2 ou 3 vereadores e ter um candidato a prefeito mais competitivo.
[…] do Flamengo, Fred Luz, fez parte do processo seletivo do NOVO que escolhe o candidato a prefeito do Rio em 2020. Em 2018 deixou o Flamengo para coordenar a campanha presidencial do partido, ao lado de João […]
Filiado ao Partido Novo, vice-governador de Minas mandou helicóptero oficial buscá-lo num spa. O teste do poder mostra que a sigla não é tão diferente assim.
QUÊ BOM senso, PARTIDO NOVO. O candidato têm que TER 8 anos de VIDA pública $ 4mil.COM TODO RESPEITO QUEM é Amoedo.
TEMOS o MELHOR perfil para SER prefeito em 2020 chamá se; MARCELO CALERO devemos olhar o SEU currículo, seja: político ou intelectual.