O 2023 dos 4 grandes do Rio de Janeiro

Antes de darmos o ano por encerrado, porém, vale a pena relembrar o que rolou em 2023 para o futebol carioca

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
O Fluminense foi o time carioca com a melhor temporada – Foto: Pedro Souza / Atlético

O ano de 2023 está quase no fim, e em termos de futebol brasileiro, tudo praticamente já se encerrou. A derrota de 4×0 do Fluminense perante o Manchester City na final do Mundial de Clubes da FIFA marcou também o apito final dos grandes torneios envolvendo times do país, e agora é pensar em 2024.

Antes de darmos o ano por encerrado, porém, vale a pena relembrar o que rolou em 2023 para o futebol carioca, em especial. Vejamos como foi o ano dos quatro grandes do estado, e o que esperar do 2024 de cada um deles. Se quiser apostar no que Fluminense, Flamengo, Vasco e Botafogo devem apresentar dentro de campo, é possível inclusive utilizar o código de bônus bet365, se desejar.

Fluminense

É óbvio que não tem como falar do futebol carioca de 2023 sem falar do Fluminense, disparado o time com a melhor temporada. Tudo bem que o 4×0 aplicado pelo Manchester City agora na final do Mundial não foi exatamente o placar dos sonhos, mas não tira o brilho do ano do Flu.

 O Tricolor das Laranjeiras já começou o ano conquistando seu 33º título de carioca, mas nem o mais otimista torcedor poderia esperar que, em dezembro do mesmo ano, o time estaria prestes a disputar a final do Mundial de Clubes da FIFA com o todo-poderoso Manchester City.

Advertisement

O título inédito da Libertadores deu ao Flu uma grandeza ainda maior do que a que ele já tinha, e uma eventual conquista do mundial, ainda que o adversário seja favorito, eleva o Fluminense à categoria de lendas do futebol brasileiro conhecidas no mundo inteiro.

Botafogo

Não é segredo para ninguém que a grande decepção da temporada foi o Botafogo. O time não dava esperanças de glórias ao seu torcedor há quase 30 anos, quando de fato ganhou seu último Brasileirão (1995), mas fez um segundo turno para esquecer e ficou só na vontade.

O segundo turno do Fogão, diga-se, foi o que custou tudo ao time alvinegro. A campanha na segunda metade do campeonato foi tão ruim que o time teria terminado no Z-4 se só valesse esse período. Não por acaso, foi o período depois da saída do técnico Luís Castro, continuado com Bruno Lage e Thiago Nunes, que simplesmente não se adaptaram.

Inegável que a temporada do Fogão termina da forma mais melancólica possível, mas agora é tentar aprender com os erros e sustentar por mais tempo o que foi um começo promissor e excepcional.

Flamengo

Podemos dizer que o Flamengo foi um coadjuvante na temporada de 2023 como um todo. Contrariando as próprias performances recentes, o Rubro-Negro não conseguiu nenhum troféu, tendo perdido ambas as finais do Campeonato Carioca e da Copa do Brasil.

No Brasileirão, a equipe da Gávea até pode se dizer satisfeita por ter terminado dentro da zona da Libertadores – e, no fim, foi o carioca mais bem-colocado na tabela. Ainda assim, com o futebol mediano e esquecível apresentado por um time acostumado a conquistar grandiosas entra ano, sai ano, o torcedor do Flamengo não vai se lembrar de 2023 com muito carinho.

Vasco

Nenhum carioca brincou mais com fogo em 2023 do que o Vasco da Gama. Tendo passado o campeonato quase inteiro na zona de rebaixamento, o Cruzmaltino escapou por dois motivos: o trabalho do técnico Ramón Díaz, e a incompetência dos seus concorrentes contra o rebaixamento – particularmente o Santos.

Ainda assim, a sensação em São Januário é de alívio, de muitas formas, e a perspectiva do Gigante da Colina é otimista para o novo ano. O Vasco deve ser um dos times mais renovados para a nova temporada, mas há motivo para o torcedor se animar, caso o técnico argentino continue tirando coelhos da cartola à frente do time.

Perspectivas para 2024

É difícil cravar o que será de 2024 para os cariocas como um todo, porque todos vivem momentos bem diferentes.

O Botafogo ainda vai decidir se segue ou não com Thiago Nunes, e o acionista majoritário da SAF por trás do clube, John Textos, ainda não citou nomes de reforços. Lucas Perri e Adryelson devem ir embora, mas não se sabe muito além disso.

O Flamengo é provavelmente o time que vai passar pelas renovações mais profundas, com a saída de Gabriel “Gabigol” Barbosa dada por quase certa, além de especulações envolvendo os nomes de Guillermo Varela e Wesley. Dentro de campo, o Rubro-Negro espera fazer mais do que ser um mero coadjuvante, como foi em 2023, e tem Libertadores para disputar.

O Fluminense é o mais sossegado da turma; talvez a única preocupação do Tricolor seja com a permanência de Fernando Diniz como técnico da Seleção Brasileira – Carlo Ancelotti parece cada vez mais distante do cargo. Se for o caso, talvez o treinador do Flu tenha problemas sérios para dividir seu tempo. Ainda assim, o momento no Tricolor é de celebração e alegria no momento. Por fim, o Vasco é o time que precisa ficar mais ligado, porque foi quem escapou do rebaixamento por um triz. Alex Teixeira é o primeiro do que deve ser uma longa fila de saídas, mas o torcedor Cruzmaltino não está tão preocupado; o técnico Ramón Díaz parece ter sido uma escolha acertada, e o trabalho do técnico argentino deve continuar firme em 2024.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp O 2023 dos 4 grandes do Rio de Janeiro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui