“O dia em que vão embora” estreia na sede Cia dos Atores explorando processo criativo e questões humanas

Peça do grupo Atores do Fim aborda vulnerabilidade, desejo e intimidade com humor e poesia

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A peça “O dia em que vão embora”, primeira produção do grupo Atores do Fim, estreia na próxima sexta-feira, dia 22 de novembro, na sede Cia dos Atores, no Rio de Janeiro. Com dramaturgia de Lara Bereta e direção de João Gofman, o espetáculo reflete sobre as dores e delícias do processo criativo, explorando temas como insegurança, luto, maternidade e a complexidade das relações humanas.

Enredo

A narrativa acompanha a Autora, personagem que tenta escrever uma peça ao revisitar cenas inacabadas de sua própria criação. Em meio a uma noite incomum, ela é confrontada por fantasmas do passado, representados por personagens simbólicos que organizam uma festa surpresa indesejada.

Utilizando metalinguagem, a peça dissolve as fronteiras entre o real e o ficcional, enquanto revela a tentativa de transformar experiências pessoais em arte. Segundo Lara Bereta, “a maternidade é um fantasma presente na vida de todas as mulheres, mas para a Autora, que é assombrada por tantas questões, acaba sendo o menos assustador. O ‘e se?’ é o que motiva sua narrativa”.

Processo criativo coletivo

O texto, inicialmente criado por Lara Bereta, foi desenvolvido e ampliado em um laboratório coletivo liderado pelo diretor João Gofman. “O processo foi muito carinhoso, com uma direção sensível e cirúrgica. O resultado é um espetáculo divertido, catártico e gostoso de fazer”, comenta Lara.

A peça mistura humor, poesia e momentos de intimidade, que segundo a dramaturga, são fundamentais para explorar a vulnerabilidade no palco.

O grupo Atores do Fim

Formado por oito artistas recém-formados pela Casa das Artes de Laranjeiras (CAL), o grupo aposta no teatro independente e autoral. Bruno Jugend, Eduardo Soares, Júlia Nepomuceno, Lara Bereta, Marcela Garcia, Pedro Tabet, Raphael Montenegro e Rebeca Souza decidiram se unir após a formatura, em 2024, para criar narrativas que acreditam, explorando linguagens autênticas.

Segundo o grupo, “em um mundo acelerado, é bonito parar para refletir sobre questões como desejo, frustração, idealização e perda. O teatro, com sua capacidade de criar mundos, funciona como um espelho para evocar nossos próprios universos interiores”.

Serviço

“O dia em que vão embora”

  • Local: Sede Cia dos Atores – Rua Manoel Carneiro, 12, Lapa, Rio de Janeiro/RJ
  • Temporada: 22 de novembro a 8 de dezembro
  • Horários: Sextas e sábados às 20h, domingos às 19h
  • Ingressos: R$ 25 (meia-entrada) e R$ 50 (inteira)
  • Instagram: @atoresdofim

Ficha técnica

  • Elenco: Bruno Jugend, Eduardo Soares, Júlia Nepomuceno, Lara Bereta, Marcela Garcia, Pedro Tabet, Raphael Montenegro, Rebeca Souza
  • Direção: João Gofman
  • Dramaturgia: Lara Bereta
  • Cenografia: Victor Aragão
  • Figurino: Betina de Bem
  • Iluminação: Peder Salles
  • Trilha sonora: João Gofman e Pedro Tabet
  • Produção: Eduardo Soares, Rebeca Souza, Júlia Nepomuceno, Lara Bereta, João Gofman
  • Assessoria de imprensa: Marcella Freire – Mar Comunicação

A peça tem o apoio da Casa das Artes de Laranjeiras, Bar e Restaurante Os Ximenes e Centro de Artes Calouste Gulbekian.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp “O dia em que vão embora” estreia na sede Cia dos Atores explorando processo criativo e questões humanas

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui