O estranho ‘destombamento’ do Solar do Visconde de São Lourenço, no Centro, pelo IPHAN

O imóvel, na esquina da Riachuelo com a Inválidos, era tombado desde 1938 e tem grande relevância histórica, tendo sido construído no século XVIII. Um processo administrativo do IPHAN ocasionou seu destombamento diretamente pela Presidente do IPHAN, publicado no Diário Oficial a 25/01/2022. Especialistas temem outros "destombamentos".

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Algo curioso na República Brasileira? O prédio mais azarado do Rio é o Solar do Visconde de São Lourenço; incendiado, desabado, convertido em estacionamento, e agora... "destombado" em Brasília sem ouvir o Conselho Consultivo do IPHAN. Operários estão no local, realizando o que parece serem demolições.

Na rua dos Inválidos, número 193, fica o que restou de um dos imóveis mais significativos de nosso período colonial, bem na esquina da rua do Riachuelo. O belo prédio, que foi residência do Visconde cujo nome carrega, tinha três andares e ocupa um terreno de aproximadamente 1.200m2 em bom ponto do Centro do Rio. Tem arquitetura bem semelhante ao Paço Imperial, com as molduras das janelas em cantarias de pedra, e sacadinhas, como aquela em que Dom Pedro I disse que ficava. Serviu de colégio e Cortiço, com 68 quartos e 500 moradores ao mesmo tempo. Vinha sendo usado há tempos como um estacionamento, após um incêndio que destruiu-o parcialmente nos anos 90, deixando, porém, boa parte de sua fachada de pé.

O palacete colonial foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (órgão Federal) em 1938, sendo um de seus primeiros tombamentos após o nascimento da instituição em 1934, justamente pela sua relevante importância histórica. Além disso, é considerado “preservado” pelo decreto 11.883/1992, da Prefeitura do Rio, que criou a APAC da Cruz Vermelha. Só que, agora, 84 anos depois, o imóvel – que vem, segundo corretores, sendo ofertado para venda por 5 milhões de reais – teve seu tombamento cancelado pelo órgão federal que originalmente o tombara, como consequência de um processo administrativo iniciado em 2014. Segundo informações obtidas junto a servidores do IPHAN o destombamento teria ocorrido em Brasília, sem ser levada ao Conselho Consultivo, por ação direta da presidência do órgão. Existe lei específica para ‘destombar’ bens pelo governo nacional: é o Decreto Lei Federal 3866/1941. Segundo ela, caberia ao próprio Presidente da República fazê-lo.

Um ato considerado por especialistas como inexplicável; como razão alegada para cancelar o tombamento de um dos imóveis mais significativos do período ainda existentes, o IPHAN alegou “falta de materialidade“. Leia-se, o órgão entende que o imóvel não existe mais, apesar de sua fachada estar lá, com 2 pavimentos de pé direito altíssimo, ocupando a esquina de duas das ruas mais movimentadas da Lapa com suas paredes espessas. De fato, o interior ruiu-se, assim como o último andar. Mas, segundo arquitetos especializados, o restauro da fachada é simples, tendo em vista sua fachada reta e a quantidade de fotografias que existem reproduzindo a frente do imóvel. Hoje, o defensor do patrimônio histórico Marconi Andrade fotografou e postou em grupos de Facebook operários demolindo parte do imóvel, sem, todavia, a existência de placa de obra, exigência da Prefeitura Municipal. Ora… Se estão demolindo….é porque há algo a ser demolido. Ninguém faz a demolição de um terreno vazio. Então há materialidade, apesar de estarem querendo se livrar dela rapidamente!

Para José Luiz Alqueres, membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, “Estou preocupado com esta situação, não só em relação a este prédio, mas em torno desta série de atentados em relação à memória histórica do Rio“. Alqueres, que já liderou diversos projetos em prol do patrimônio cultural carioca, afirmou que “este fato é inaceitável. Uma belíssima fachada, de boas proporções, deixada cair, literalmente, para poder tirar a existência de materialidade no negócio mais material que se pode ver. É uma piada“. Ele defende um movimento de cidadania, de preservação destes testemunhos de um passado do Rio, que possam se tornar cada vez mais um diferencial da urbe carioca em relação a outras cidades. Segundo o engenheiro, o prédio simboliza “o Rio dos Vice-Reis, o Rio capital da colônia, depois do império, e da república. Este é um valor único e diferenciado desta cidade”.

Advertisement
1ad91f1e 1887 4886 8b75 fcd82791f00b O estranho 'destombamento' do Solar do Visconde de São Lourenço, no Centro, pelo IPHAN
Outrora belo, o Palacete está em mau estado, e agora corre o risco de ser demolido.

Além disso, uma das mais infantis idéias de quem sempre quis – e não conseguiu – burlar um tombamento de bem cultural sempre foi a de que se “deixar cair” o desabamento do imóvel vai acabar com a restrição. Claro que não. Se cair, tem que reconstruir exatamente como era, e ainda está sujeito a multas e problemas judiciais. Quer dizer… Se o executivo federal não sair destombando imóveis a torto e a direito, fazendo anos e anos de trabalho de especialistas virarem pó, assim como os prédios e a cultura brasileiros. Uma matéria do Jornal O Globo dos anos 80 tratou da hipótese de que seus proprietários estariam – à época – intencionalmente tentando incendiar a edificação, para “receber o dinheiro do seguro” segundo moradores da edificação, que relatam até mesmo a colocação de baldes com gasolina dentro do imóvel. Verdade ou mentira, o mesmo acabou sendo incendiado de vez nos anos 90. Uma coincidência infeliz, no mínimo.

O autor da premiação ao proprietário (no mínimo) relapso é o signatário de um parecer do IPHAN Adler Homero Fonseca de Castro, “coordenador geral de identificação e reconhecimento (sic)” do órgão. Historiador – não arquiteto – e especialista em fortificações militares e armamentos históricos. É ele que afirma , mesmo com a fachada do imóvel presente no local, com todas as as características, que houve “o perecimento do bem”. Falta de viagens a Pompéia e Stonehenge? Mas e se houver indícios de perecimento intencional? Saudoso dos baldes de gasolina supostamente espalhados pelo imóvel, quando ainda estava de pé, gerando renda a seus proprietários(reportagem de O Globo, acima linkada)? Castro junta em seu laudo no processo a foto da única face da fachada que desabou inteiramente para simbolizar o imóvel, hoje.

Júlio Reis, do conceituado site Urbe Carioca, escreveu em 2015 sobre o prédio, num artigo que dedicou exclusivamente à edificação oitocentista: “O que mais nos deixa indignados é que essa construção onde hoje funciona um estacionamento, após a saída das famílias que nela habitavam, sofreu permanentemente atos de vandalismo e destruição intencional. Aos poucos e devagar as paredes internas desmoronaram misteriosamente, uma a uma até não restar nada como se fossem de papel. Independente do clima – chuvoso ou não – vizinhos ouviam marretadas e o barulho de pessoas trabalhando na demolição do prédio sem serem incomodados pelo poder público ou qualquer representante do patrimônio. Logo depois o gradil em ferro do século XVIII-XIX foi completamente removido, além de os velhos portais de madeira e as telhas do século XVIII.

Um especialista ouvido pelo Diário do Rio se mostrou preocupado. Pedindo para não ter seu nome revelado, disse: “Não tenho palavras para manifestar minha perplexidade para um ato desta natureza, pois, provavelmente, irá provocar uma provável avalanche de demolições de Bens Tombados.” Outro, ligado ao IPHAN, afirmou: “O destombamento foi no último 25/01. Absurdo. Se for assim não sobrará nada.” O processo administrativo que resultou no cancelamento do tombamento é o de número 01500.003970/2014-01.

De fato, o Solar é tão famoso e significativo que é citado em diversas obras de diversos autores, e até mesmo é utilizado, com frequência, como referência por faculdades de arquitetura. Em 2016, os então estudantes de arquitetura Lucas Davidson e Thuany Coutinho fizeram um projeto para a faculdade em que propunham sua restauração, demonstrando a possibilidade de fazê-lo, e instituir um novo uso para o imponente palacete. O projeto está disponível aqui.

Screen Shot 2022 02 14 at 00.43.56 O estranho 'destombamento' do Solar do Visconde de São Lourenço, no Centro, pelo IPHAN
Projeto acadêmico de análise de ruína do Solar do Visconde de São Lourenço, localizado na Rua do Riachuelo, Centro – RJ e proposta de restauro e novo uso para o espaço. Autores os então alunos da FAU-UFRJ, Lucas Davidson e Thuany Coutinho, Professora Rosina Trevisan

O prédio colonial tem pelo menos um defensor entre os vereadores. Para Pedro Duarte (NOVO), “O Rio é a capital cultural e histórica do Brasil, todo esse patrimônio é fundamental para a nossa memória e também para o nosso desenvolvimento. O Solar do Visconde de São Lourenço é uma das joias que não podemos perder. Precisamos sim atrair investimento e parcerias que revitalizem o prédio, mas a sua demolição não pode ser uma opção”.

Neste domingo, moradores do entorno denunciaram que teria começado uma obra de demolição interna de uma de suas históricas e grossíssimas paredes de pedra, e também de trechos de sua fachada, o que gerou uma reportagem do DIÁRIO na manhã do mesmo dia. Não havia placa de obras no local. Segundo informações, fiscais do IPHAN-Rio foram ao local e lhes apresentaram o comprovante de que o imóvel não estava mais sob a proteção do órgão. Todavia, o mesmo segue “preservado” pelo Município, e, ainda que não fosse, não se pode fazer obra de fachada sem licença. Seus proprietários estariam em Portugal, segundo informam vizinhos. Com a palavra, as autoridades.

Ah… E se alguém acha impossível ou impraticável seu restauro… Veja-se o caso do Grupo Scenarium, do empresário Plínio Fróes, que adquiriu um imóvel da mesma época, em estado semelhante: o Palácio do Núncio Apostólico. Uma grande prova de que a iniciativa privada consegue ajudar a proteger o patrimônio cultural, mesmo com todas as limitações impostas pela legislação que regula os imóveis históricos. Também do século XVIII, após décadas em ruínas, o Governo do Estado realizou um leilão público em que o Grupo concorreu e ganhou, o restaurou lindamente e o alugou para o Banco Santander. Grande orgulho para o Centro da Cidade. (fotos abaixo)

d4c978ac d414 4933 bbe5 a27cff73bdf8 O estranho 'destombamento' do Solar do Visconde de São Lourenço, no Centro, pelo IPHAN
A prova mais absoluta de que a recuperação do Solar do Visconde de São Lourenço é possível e pode ser feita pela Iniciativa Privada é o belo caso do Palácio do Núncio, do Grupo Scenarium. Uma restauração feita pela iniciativa privada de um imóvel exatamente da mesma época. Foto: Grupo Scenarium

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp O estranho 'destombamento' do Solar do Visconde de São Lourenço, no Centro, pelo IPHAN
Advertisement

21 COMENTÁRIOS

  1. Precisava ser reconstruido como o palácio do Nuncio Apostolico e o Ameno Resedá. Os comentários em prol da demolição são de pessoas imbecilizadas por essa educação que forma idiotas.

  2. Só interessa ao mercado imobiliário, briga de rico contra rico. Como se diz atualmente, a fila anda…E mais um prédio arruinado que tem as centenas por ai vai pro chão. Por que então não se discute a ocupação desordenada da cidade do Rio, só para começar, pois o município tem cerca de 1.200km2 e muitas áreas mal tem um arbusto para sombra, uma calçada para o pedestre e uma rua decente que caiba os veículos que rodam hoje. Lá fora as cidades se adaptam a necessidade dos seus moradores, aqui é o direito de propriedade e dane-se o resto. Modernizar com eficiência, esse é o foco.

  3. Nós já temos INÚMEROS imóveis tombados e, em sua grande maioria, estão entregues às traças… deveriam mesmo “destombar” todos eles e entregá-los ao desenvolvimento das regiões (lê-se: iniciativa privada). Chega desses estrupícios ocuparem espaço no centro do rio e em tantos outros locais da cidade, deixando um ar horripilante e decadente por quem vê!! Viva o progresso, a modernização e o cuidado real, provindo de quem de fato quer cuidar e chega de termos tantos imóveis inúteis e mal acabados dando uma despesa IMENSURÁVEL aos cofres públicos e, consequentemente, ao nosso bolso!
    A gente precisa de saúde, educação, saneamento, transporte e segurança… gastar com imóveis decadentes e sem qualquer objetivo real não me parece ser algo primordial visto tantas outras AUTÊNTICAS NECESSIDADES DA NOSSA CIDADE!

  4. A questão é a quantos anos está esse muro ali?é ninguém fez nada porque que não restaurou na época que ainda dava pra fazer alguma solução eu não entendo sempre foi assim no Rio de Janeiro tem é que acabar de derrubar mesmo já tava na hora o povo não se lembra das marquises de prédios antigos que caíram e fizeram vítimas?e melhor prevenir pois se não vamos ter que passar no meio da rua e ficar olhando sempre pra cima pois tá chovendo ar condicionado e tijolo

  5. É INACEITÁVEL A DEMOLIÇÃO AO INVÉS DA RECUPERAÇÃO!
    ESSES POLÍTICOS TIRARAM A CAPITAL DO RIO , DEPOIS FAVELIZARAM O RIO E AGORA QUEREM DESTRUIR A MEMÓRIA RICA DESSE ESTADO!!

  6. Me assusta a mentalidade das pessoas nesses comentários.
    Infelizmente, isso retrata a decadência da cultura e da sociedade em si.
    UM POVO SEM MEMÓRIA É UM POVO SEM FUTURO, SEM HISTÓRIA!

    • Recuperar o imóvel trará muitos ganhos à região e à cidade.
      Patrimônio preservado atrai turistas com recursos.
      Patrimônio recuperado é riqueza.
      Só olhar para as cidades mais visitadas do mundo.
      Agradeço ao “Diário do Rio” pela visão de acordo com as discussões que ocorrem em qualquer país civilizado.

  7. Graças a Deus houve o destombamento!!!! Moro no local há 30 anos e só hoje vi alguém querendo resolver o problema que, aliás, está sob o nariz de toda a sociedade desde a década de 30!!
    Parabéns a quem está tentando resolver o imbróglio! Creio que a maioria dos moradores do entorno (pelo menos os sensatos) irão agradecer!!!

  8. A única “surpresa” aqui é o tom de indignação da reportagem. Trata-se de fato corriqueiro e usual, desconhecido apenas por quem não anda pelas ruas dessa cidade outrora maravilhosa, há muito tempo decadente e abandonada.

  9. Acho interessante… quantos prédios estão na mão da gestão pública caindo aos pedaços?! Apodrecendo literalmente… alguém compra uma ruína, resolver dar um destino rentável e se torna um problema?!?

  10. Caminho por essas ruas a mais de 40 anos e vejo a vergonha do abandono e da ilegalidade aqui no Rio. E se o tombamento foi anulado por autoridade e sem os devidos tramites, não nos custa imaginar que em seguida surgirá um empreendimento onde há participação obviamente ocultada de membros do governo (que provavelmente encomendaram a manobra). Roteiro de filme? Não. Brasil.
    PS.: Está impraticável a participação aqui (por celular, pelo menos) devido aos insuportáveis pop ups. Decidido da próxima vez, só desktop.
    De resto, parabéns, mais uma vez.

  11. Essa é uma política comum aqui no Rio. E o IPHAN sabe disse.
    Esperar cair ou sabotar para cair…
    Na esquina da São Clemente com a Dona Mariana tem um exemplo disso.
    Está agora em vias de virar outro prédio em botafogo.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui