O futebol carioca fora da elite

Veja um pouco sobre os outros times da Série A do Campeonato Carioca: Audax Rio, Bangu, Boa Vista, Madureira, Nova Iguaçu, Portuguesa da Ilha, Sampaio Corrêa e Volta Redonda

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Audax Rio de Janeiro

Para o Brasil de hoje, “futebol carioca” é sinônimo dos quatro grandes: Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco da Gama. Quem é do Rio, porém, e mesmo quem simplesmente acompanha futebol com mais atenção, sabe que o esporte no estado vai muito além disso – geográfica e esportivamente falando.

Mesmo fora do “circuito principal” do futebol no estado, esses times são alvo de interesse de torcedores e apostadores até que podem usar o código promocional Betfair para fazer seus palpites nessas e outras equipes.

Vejamos um pouco de cada um dos outros times competindo no Campeonato Carioca Série A, o que cada um tem apresentado dentro de campo neste início de 2024 e as expectativas para cada um. 

Audax Rio

O time do Audax é ainda jovem, tendo sido fundado em 2005, e de lá pra cá busca, acima de tudo, estabilidade. 2024 é sua quinta temporada na elite do Carioca, e há ainda a empolgação de jogar a Série D do Brasileirão novamente.

Advertisement

Até aqui, o time que hoje está mandando seus jogos em Saquarema é o saco de pancadas do campeonato, tendo perdido todos os nove jogos que fez. Matematicamente até é possível escapar da Série A2, mas nem o mais otimista dos torcedores acredita nisso.

Bangu

Embora extremamente tradicional, o Bangu não vive seus dias de glória já há muitas décadas. Desde o lendário vice no Campeonato Brasileiro de 1985, o Alvirrubro viu suas aparições em torneios grandes gradualmente se reduzirem até praticamente desaparecerem.

É assim a situação do centenário clube hoje, que nem Série D pegou em 2024. Dentro da Série A do Carioca, da mesma forma, o time é vice-lanterna, é precisa de pelo menos um ponto nos dois últimos jogos para garantir que não vai cair. 

Boavista

Fundado em 1961, o Boavista hoje não vive grande momento. A equipe não pegou nem Série D novamente, e vai passar o terceiro ano seguido apenas no nível estadual.

O time de Saquarema vive mais uma temporada de coadjuvante dentro do Campeonato Carioca. Em 7º lugar, o Verdão até briga pela classificação à próxima fase em termos de matemática, mas na prática poucos acreditam.

Madureira

Antigo e querido por seus torcedores, o Madureira estava enchendo o torcedor de esperanças no início da sua campanha, mas as três derrotas seguidas nos últimos jogos fizeram com que o Tricolor Suburbano se desgrudasse bem do pelotão de cima.

Não tendo conseguido se classificar para a Série D de novo (a última foi em 2021), o Madureira também encerra sua temporada principal com o fim do Carioca, já que nem da Copa do Brasil o Madura vai participar.

Nova Iguaçu

Ainda relativamente jovem, fundado em 1990, é um time que pode ser considerado em ascensão. A equipe conseguiu vaga para a Série D novamente e também vai jogar Copa do Brasil, de modo que o torcedor está empolgado.

Nenhuma empolgação é maior no momento, porém, do que aquela gerada pelo desempenho no Campeonato Carioca, que é excepcional: 3º lugar, acima de Vasco e Botafogo. Aliás, nos confrontos com os grandes, a Laranja Mecânica só perdeu para o Fluminense, tendo empatado com ambos Flamengo e Botafogo, e vencido o Vasco da Gama.

Portuguesa da Ilha

A Lusa tem feito boas campanhas no futebol carioca recentemente, dentro das suas limitações. Por certo que o maior feito foi faturar a Copa Rio 2023, o que garantiu sua vaga na Série D, e ainda por cima o time eliminou o rival carioca Audax na Copa do Brasil, conseguindo avançar.

Por conta disso, mesmo que não consiga passar de fase no Carioca, o torcedor está satisfeito. E, vale a pena dizer, mesmo na Série A do estadual o time ainda tem chances, já que tem 14 pontos e persegue o primeiro dentro do G-4, o Vasco, que tem 16.

Sampaio Corrêa-RJ

O caçulinha da Série A do Carioca em 2024 é o Sampaio Corrêa, fundado em 2006 e atual campeão da Série A2; em outras palavras, é um time estreante na elite carioca, e por isso não se esperavam grandes feitos dele.

O Galinho da Serra, porém, embora tenha de fato feito um início de campanha bem ruim, acordou na reta final, tendo vencido ambos Madureira e Bangu, e não pode mais ser rebaixado – tudo o que um time estreante quer.

Volta Redonda

Para encerrar, vale falar do time carioca mais bem-colocado nos torneios nacionais fora dos quatro grandes da capital: o Volta Redonda, representante único do estado na Série C do Brasileirão 2024 – pois é, nenhuma equipe do estado vai jogar Série B este ano.

O Voltaço, porém, não tem feito bom Campeonato Carioca este ano, e vai passar longe do acesso à fase seguinte. Pelo menos matematicamente o time não cai mais, e o foco da equipe será mesmo a Série C nacional.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp O futebol carioca fora da elite
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui