Como disse na sexta, os Jogos Olímpicos Rio 2016 foram bom para a cidade e um dos exemplos é o de maior grafite do mundo feito por um só artista. Pintado no Boulevard Olímpico do Porto Maravilha, na Região Portuária, o trabalho do muralista Eduardo Kobra vem dando vida a um muro de três mil metros quadrados. Com o título “Etnias”, ele retrata cinco rostos, que representam os continentes que vão disputar as Olimpíadas. O mural será inaugurado no dia 4 de agosto, data em que a Tocha Olímpica chega ao Rio de Janeiro.
Para a criação do mural já foram utilizados mais de três mil latas de spray, 100 galões de 18 litros de látex acrílico e outros 150 de 3,6 litros de esmalte sintético. Com trabalhos em mais de 20 países, Kobra atualmente passa oito horas por dia trabalhando em cima de um andaime. Para ele, é uma honra ter a oportunidade de criar o maior mural de sua carreira em “um dos mais belos pontos turísticos” do Brasil:
– Esse trabalho vem de uma série de outros murais que tenho feito sobre a paz. Nesse, cada continente foi representado por seus nativos, mostrando que todos nós viemos da mesma origem e devemos prezar o relacionamento entre os povos. Os Jogos Olímpicos estão aí para reforçar a importância de se manter a harmonia entre as nações.
Carlos Eduardo Fernandes, nome de batismo de Carlos Kobra, começou a carreira artística em 1987, quando tinha 11 anos. Hoje com 40, o artista nascido em São Paulo tem como marca registrada os traços tridimensionais e a utilização de cores vibrantes e sombras. Enquanto trabalha no painel “Etnias”, Kobra pensa nos projetos futuros e destaca a criação de um mural no Morro da Providência, também na Região Portuária do Rio. O artista também fará novos trabalhos na Rússia e em São Paulo – cidade que abriga um dos mais expressivos de sua carreira, o rosto do piloto de Fórmula 1, Ayrton Senna, na Avenida da Consolação.