Alvaro Tallarico: Saiba o que fazer no Dia dos Namorados

Tem exposição, cinema e samba gratuitos na data especial. Confira as dicas!

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Confira o que fazer no dia dos namorados 2024 no RJ
Odeon recebe dois filmes e CCBB traz a Luz Æterna (à esq, imagem de divulgação da MUBI e Inner Circle; à dir., foto de Alvaro Tallarico)

O Rio de Janeiro tem uma aura romântica, apesar dos pesares. Vai desde ver o sol descendo da Pedra do Arpoador até os tantos restaurantes, passando por mirantes belíssimos como a Vista Chinesa. E, claro, variadas opções culturais. Entretanto, nem sempre sabemos ou temos ideias. É aí que entra o jornalismo cultural para ajudar. Então vem comigo e descubra o que fazer no Dia dos Namorados.

A princípio, no dia 12 de junho, o lindo e histórico Cine Odeon (Praça Floriano, 7 – Centro) reabre para um evento especial da MUBI e Inner Circle, com uma sessão gratuita de filmes românticos. A programação inclui “Estranha Forma de Vida” (2023), de Pedro Almodóvar, que tem Caetano Veloso na trilha sonora; e “In the Mood for Love” (2000), de Wong Kar Wai, que se passa na Hong Kong dos anos 1960 e acompanha Mr. Chow (Tony Leung Chiu Wai) e Mrs. Chan (Maggie Cheung Man Yuk), os quais descobrem que seus cônjuges têm um caso. Reconhecido como uma obra-prima, o filme rendeu a Tony Leung o prêmio de melhor ator no Festival de Cannes de 2000, enquanto a equipe técnica recebeu o Grande Prêmio da Comissão Superior Técnica de Imagem e Som. O evento começa às 20h.

A comédia romântica “Assassino por Acaso”, dirigida por Richard Linklater e protagonizada por Glen Powell e Adria Arjona, estreia nacionalmente nesta quarta-feira (12), com distribuição da Diamond Films. O filme, inspirado em uma história real, mistura ação e romance, e é a quarta colaboração entre Linklater e Powell. Glen Powell interpreta Gary Johnson, um professor que se torna assassino de aluguel para ajudar a polícia, enquanto Adria Arjona interpreta Madison, sua parceira romântica. A química entre os protagonistas é destacada como um elemento chave do filme, tornando-o boa escolha para a data especial. O elenco inclui ainda Austin Amelio, Retta e Evan Holtzman.

Música de graça em Vila Isabel

Vila Isabel comemora o dia de romance às 18h, no Aleza Vila, ao som de Júnior Parente no terraço do Shopping Boulevard (R. Barão de São Francisco, 236). Parente, descendente do lendário Nilo Chagas e figura proeminente do samba carioca, promete uma performance com clássicos do samba e pagode. O evento, com uma decoração acolhedora e uma seleção especial de drinks e petiscos, é gratuito e aberto ao público, oferecendo uma oportunidade para casais e solteiros em busca desfrutarem de uma noite agradável.

Advertisement

Também no Dia dos Namorados, o projeto “De Portas Abertas para o Saber” realiza uma palestra gratuita sobre o amor nas artes no Shopping Leblon, às 17h, com a antropóloga Ana Paula Alves e a jornalista Leila Sterenberg. O evento, parte de uma série de atividades culturais gratuitas organizadas pela Lumina Projetos e Experiências e pela Azebulun Laboratório de Conhecimento, tem inscrições abertas via Sympla. A programação inclui ainda mais encontros, como a palestra sobre turismo cultural com André Fran em 19 de junho, e iniciativas sociais como a formação de Anfitrião Mirim para alunos da Faetec. O projeto é patrocinado por várias entidades, incluindo a Prefeitura do Rio de Janeiro, e busca democratizar o conhecimento e promover a cultura local.

Além disso, o Shopping Leblon apresenta a instalação artística “Quando você passa, eu fico assim” de Jorge Fonseca, que ocupa o Art Wall no corredor de entrada principal com cerca de 75 corações feitos de diversos materiais. A obra, que está disponível ao público de 1º de junho a 8 de agosto, utiliza corações vibrantes para simbolizar a intensidade das relações afetivas. Criada com materiais como madeira, papel paraná, tintas acrílicas e fios coloridos, a instalação busca transformar a experiência dos visitantes, refletindo a alegria e a complexidade dos sentimentos humanos.

Luz do Sol no CCBB

No quesito exposição, tem uma ótima para tirar muitas selfies juntinhos e renovar as fotos nas redes sociais. É “Luz Æterna – Ensaio sobre o sol”, que reúne artistas e coletivos brasileiros da nova geração para explorar a influência do sol na humanidade e a utilização da luz na arte. Com obras tecnológicas de grandes dimensões que utilizam a luz como inspiração e matéria-prima, a mostra oferece experiências participativas, sensoriais e contemplativas. Curada por Antonio Curti, a exposição apresenta poéticas que transcendem abordagens artísticas tradicionais e é aberta a todas as idades. Fica em cartaz de 5 de junho a 12 de agosto.

Bossa Nova amorosa

No esperado 12 de junho, o Blue Note Rio apresenta uma edição especial do Quartas de Bossa Nova, com o pianista Osmar Milito e a cantora Luana Mallet se apresentando às 20h. Às 22h30, Verônica Sabino e Sérgio Chiavazzoli sobem ao palco para uma noite de samba-canção, bossa nova e sucessos da jovem guarda, complementada por drinks de cortesia como Aperol e Negroni.

Circo Voador e o Rio Grande do Sul

Para os casais e solteiros com alma solidária a grande sugestão é o show “Um Som pro Sul”, que acontece no Circo Voador, em 13 de junho, e destina 100% da renda dos ingressos para apoiar profissionais do setor de Cultura e Música do Rio Grande do Sul, afetados pelas recentes enchentes e calamidades no estado.

show no circo voador ajuda o RS
divulgação/ Fleishman

Organizado pelo movimento RS Música Urgente, o evento beneficente é uma parceria entre MangoLab, Noize, Deezer e Eventim. Com Nelson Motta e Lúcio Mauro Filho como mestres de cerimônia, contará com a participação de diversos artistas como Ana Frango Elétrico, Simone, Duda Beat, Gilsons, entre outros, em uma noite solidária de música e apoio mútuo. Os ingressos, ao preço único de R$70, são vendidos pela Eventim.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Alvaro Tallarico: Saiba o que fazer no Dia dos Namorados
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Alvaro Tallarico: Saiba o que fazer no Dia dos Namorados
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui