Ocupação artística quer comprar Solar dos Abacaxis através de doações; Imobiliária vai ajudar

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução Internet

O grupo de jovens profissionais da cultura, que há quatro anos promove mobilizações culturais no Solar dos Abacaxis, tem planos de comprar o imóvel. Como o histórico prédio foi posto à venda pelos proprietários, a ideia do coletivo artístico é arrecadar (dentro do contrato de exclusividade de compra de 8 meses) o dinheiro necessário e exercer a compra do Solar, para continuar com as atividades no local e ampliá-las.

Nos últimos 4 anos, o projeto cultural do Solar dos Abacaxis promoveu 34 edições do Manjar, evento com exposições híbridas e colaborativas, pelas quais já passaram mais de 140 artistas, incluindo nomes como Anna Bella Geiger, Adriana Varejão, Ernesto Neto, entre outros.

“A ideia é nos mantermos no local, fazendo um trabalho voltado às artes e educação. Temos o engajamento dos artistas, vamos criar um instituto e ampliar as atividades, que sempre foram feitas com pouco dinheiro, na vontade de produzir cultura”, disse Adriano Carneiro de Mendonça, diretor geral do projeto e membro de uma das famílias dos 13 herdeiros do casarão.

Os proprietários assinaram com a Sergio Castro Imóveis a exclusividade de compra por 8 meses, começando em abril. O valor é de R$ 4 milhões. O grupo de artistas, que conseguiu junto à família proprietária a exclusividade de compra por 8 meses, busca em suas ações culturais e através de doações arrecadar o dinheiro para comprar o imóvel.

Advertisement

“A Sérgio Castro Imóveis busca sempre ficar ao lado da cidade do Rio de Janeiro. Não poderia ser diferente neste caso. Uma grande e constante ocupação cultural em um belíssimo prédio histórico é ótimo para todos. Estamos dispostos a contribuir com R$ 50 mil, descontando da nossa comissão pela venda”, disse Claudio Castro, diretor da Imobiliária.

O projeto cultural vem se mantendo através da colaboração de artistas e da contribuição do público. Neste mês setembro, a campanha ganha dimensão pública, com o espaço onde o grupo venderá múltiplos a valores acessíveis na ArtRio, consagrada feira de arte que acontece na cidade.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Ocupação artística quer comprar Solar dos Abacaxis através de doações; Imobiliária vai ajudar
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui