A Light S.A., empresa de distribuição de energia no Rio de Janeiro, afirma que criminosos criaram um site com a identidade visual idêntica à do oficial para aplicar golpes. O site fake também tem a capacidade de gerar boletos e esses pagamentos vão para os golpistas.
A Light ainda conta que o site fraudulento pode aparecer no topo do ranking de buscas do Google, por meio de um anúncio. A empresa abriu um boletim de ocorrência na Polícia Civil e acionou o Google para denunciar a publicidade.
Dicas de segurança
Para alertar e ajuda os clientes, a companhia lembra que os consumidores podem diminuir as chances de cair em golpes como este seguindo dicas básicas de segurança:
Acesse o endereço seguro e verificado da Agência Virtual da Light, onde é possível emitir a segunda via de conta e outros serviços. O endereço é https://agenciavirtual.light.com.br/. A indicação de site seguro estará presente no site da agência virtual, que é o protocolo HTTPS no início da URL e um cadeado identificando a proteção.
Um dos canais oficiais de comunicação entre a Light e seus clientes é a Lia, a representante virtual da empresa no WhatsApp, que tem selo de verificação de autenticidade. Basta o consumidor salvar na agenda de contatos do celular o número 21-99981-6059 e falar com a Lia. Por meio dela, é possível obter, com segurança, a segunda via da conta de energia, trocar o nome do titular da fatura ou renegociar dívidas com a empresa.
Antes de realizar qualquer pagamento, confira o nome do beneficiário que está descrito no boleto. No caso da Light, o beneficiário correto é LIGHT SERVIÇOS DE ELETRICIDADE S A.
O site verdadeiro: agenciavirtual.light.com.br.
O site falso: portal-light.portal-web.online/portal/login_agencia.aspx.