Operação Desmonte interdita seis ferros-velhos em São Gonçalo e prende proprietário por receptação de motor roubado

Estabelecimentos funcionavam de forma irregular e dois são autuados por crime ambiental em descarte irregular de óleo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Uma força-tarefa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, coordenada pelo Detran.RJ, prendeu em flagrante o proprietário de um ferro-velho em São Gonçalo nesta quarta-feira (25/09), durante uma ação da Operação Desmonte. O comerciante foi preso por receptação de um motor roubado, pertencente a um Fiat Punto. Além dele, dois outros comerciantes foram levados à delegacia por crime ambiental, após terem sido flagrados descartando óleo de motor diretamente no solo.

Durante a operação, foram interditados seis ferros-velhos, todos sem registro para funcionamento e sem apresentar notas fiscais dos materiais comercializados. Entre os estabelecimentos autuados, dois foram notificados por descarte irregular de óleo, configurando crime ambiental. Todo o material encontrado, incluindo sucatas e peças de veículos, foi apreendido e enviado para reciclagem em empresas credenciadas pelo Detran.RJ.

A ação ocorreu no bairro de Santa Luzia, em São Gonçalo, onde os seis ferros-velhos operavam de forma precária na Avenida Júlio Lima, em terrenos invadidos, localizados embaixo de torres de transmissão de energia elétrica. De acordo com as autoridades, essas operações irregulares comprometiam a circulação de veículos das empresas de energia, que precisam acessar as torres para manutenção. Os proprietários dos ferros-velhos ainda utilizavam a base das torres para pendurar peças de automóveis, agravando o risco à segurança.

Denúncias e riscos

Segundo o diretor geral das Atividades de Desmontagem do Detran.RJ, Luiz Alberto Moreira Coelho, a força-tarefa recebeu várias denúncias sobre as operações ilegais na região. “Recebemos denúncias e confirmamos através de nossa equipe de monitoramento. Além de não terem licença, esses ferros-velhos operavam embaixo de torres de energia, o que representava um enorme risco à vida. Não poderiam, em hipótese alguma, funcionar assim. Ainda encontramos um motor roubado e riscos ambientais, o que motivou as interdições”.

Resultados da Operação Desmonte

A Operação Desmonte, criada em agosto de 2023, já resultou na interdição de 68 ferros-velhos irregulares. Ao todo, mais de 900 toneladas de sucata foram apreendidas e encaminhadas para destruição. A fiscalização rigorosa levou ao credenciamento de 27 empresas junto ao Detran.RJ, permitindo que elas comercializem peças e sucatas automotivas de procedência lícita.

Atualmente, outros dez proprietários de ferros-velhos estão em processo de regularização, aguardando registro para operar legalmente. Além disso, cerca de cem comerciantes devem iniciar a regularização, começando pela apresentação da documentação necessária. Desde o início de setembro, os estabelecimentos credenciados são obrigados a utilizar etiquetas que identificam as peças comercializadas, garantindo a legalidade do processo.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Operação Desmonte interdita seis ferros-velhos em São Gonçalo e prende proprietário por receptação de motor roubado

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui