Operação Desmonte interdita 3 ferros-velhos em Queimados e Belford Roxo, na Baixada Fluminense

Operação Desmonte, que começou em agosto do ano passado, já fechou 60 estabelecimentos irregulares

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Nesta terça-feira (10/9), três ferros-velhos foram interditados em Queimados e Belford Roxo, na Baixada Fluminense, durante a Operação Desmonte, uma força-tarefa do Governo do Estado que visa combater a comercialização de peças de automóveis de origem ilícita e regularizar o funcionamento de estabelecimentos sem credenciamento no Detran.RJ. Dois dos estabelecimentos fechados estavam em Queimados e um em Belford Roxo.

Em Queimados, os agentes encontraram dois ferros-velhos pertencentes ao mesmo proprietário, ambos sem notas fiscais para comprovar a procedência das peças à venda e sem licença de funcionamento. Em um dos locais, situado em um terreno baldio sem iluminação e com vegetação alta, foi localizada a placa de um automóvel Gol roubado em 2021. Além disso, os agentes flagraram o descarte irregular de óleo de motor diretamente no solo, caracterizando crime ambiental.

O segundo ferro-velho também não possuía licença de operação, e as peças estavam sem documentação fiscal. O proprietário foi encaminhado à 55ª DP (Queimados) para prestar esclarecimentos.

Em Belford Roxo, na Rodovia Presidente Dutra, a equipe encontrou um ferro-velho vendendo peças sem notas fiscais. O estabelecimento foi interditado, e o proprietário terá 30 dias para comprovar a origem lícita dos materiais. Caso contrário, as peças e carcaças serão apreendidas e destruídas.

A Operação Desmonte, que começou em agosto do ano passado, já fechou 60 estabelecimentos irregulares. Coordenada pelo Detran.RJ e com apoio da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e Secretaria de Estado de Governo, a operação já apreendeu mais de 900 toneladas de sucata, destinadas a empresas de reciclagem autorizadas.

Desde o início de setembro, os estabelecimentos credenciados devem utilizar etiquetas para rastrear a procedência das peças comercializadas, em uma tentativa de dificultar a receptação de material roubado e reduzir o número de furtos e roubos de veículos no estado.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Operação Desmonte interdita 3 ferros-velhos em Queimados e Belford Roxo, na Baixada Fluminense

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui