Com o objetivo de minimizar os impactos das chuvas de verão na cidade, a Companhia Municipal de Limpeza (Comlurb) realiza durante todo o ano ações da Operação Integrada Ralo Limpo, com a limpeza das caixas de ralo no ato da varrição das ruas do Rio. Somente em 2023 foram realizadas 171 ações, com o emprego de 327 garis, que recolheram 37,6 toneladas de resíduos em 1.932 ralos.
As operações são feitas a partir do mapeamento das vias onde são registrados alagamentos recorrentes e formação de bolsões de água. O levantamento estratégico é realizado com a parceria do Centro de Operações Rio (COR), Rio-Águas e subprefeituras.
Também como estratégia de prevenção contra alagamentos, a Prefeitura realiza desassoreamentos regulares de rios da cidade. Neste, o poder público municipal removeu 555,4 mil toneladas de resíduos. O volume corresponde a 46.283 caminhões cheios. A iniciativa integra o Plano Verão 2023/24, do qual também fazem parte as intervenções de drenagem para eliminação de ponto crítico de alagamento. A Secretaria de Municipal de Infraestrutura (SMI) aplicou este ano aproximadamente R$ 9,8 milhões em serviços na Avenida Borges de Medeiros, na Lagoa; na Rua Alexandre Calaza, em Vila Isabel; e nas estradas da Pedra e do Catonho, ambas na Zona Oeste. Mais de 1,6 km de drenagem estão sendo executados. Os trabalhos já estão na reta final.
Em Jacarepaguá, entre as estradas do Catonho e Cafundá, o trabalho da SMI é voltado para o aumento da capacidade de escoamento das galerias pluviais, com foco no problema crônico de alagamento que prejudicam motoristas e pedestres em dias de chuvas fortes. A Prefeitura está empenhada em recuperar mais de 7,6 mil m² de drenagem.
como o lixo vai parar no ralo se ele n tem asas?