Operação Verão tem início antecipado para este fim de semana

Governo do Estado colocará 1.250 agentes nas ruas para reforçar o policiamento diário na orla da capital e nas cidades litorâneas fluminenses

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Praia de Ipanema - Foto: Ricardo M R Pereira

A Operação Verão 2024/2025 terá o seu início antecipado para este final de semana pelo Governo do Estado, que colocará nas ruas 1.250 agentes para reforçar o policiamento diário na orla da capital e nas cidades litorâneas fluminenses.

A Secretaria de Estado de Polícia Militar adiantou que o poder público, além de ampliar o emprego de tecnologias, também empregará um novo protocolo de abordagens a crianças e adolescentes. A estratégia para a atual edição da Operação Verão contará com o suporte das forças de segurança estaduais, órgãos municipais, Ministério Público, Defensoria Pública e entidades da sociedade civil.

O secretário de Estado de PM do Rio, coronel Marcelo de Menezes Nogueira, considera o protocolo de abordagem, chamado de “termo de autocomposição”, um avanço social importante para prevenir possíveis abusos contra jovens e crianças.

“O termo foi construído por meio de uma união de esforços de diferentes instituições públicas e da sociedade civil. Todo o processo de construção do documento foi norteado pelas diretrizes da nossa Constituição”, disse o coronel, conforme reproduziu O DIA.

O patrulhamento reforçado de verão será feito com viaturas, motocicletas, nas vias; e quadrículos circulares na areia das praias. Nos locais de maior movimento, serão montadas tendas como pontos de apoio aos policiais e da população.

Na cidade do Rio, o trecho do Leme ao Pontal receberá um policiamento reforçado, com o emprego de cavalos do Regimento de Polícia Montada (RPMont) e animais do Batalhão de Ações com Cães (BAC). Os policiais também intensificarão o patrulhamento nas ruas internas dos bairros da zonas Sul e Oeste.

Já o patrulhamento dos corredores viários de acesso à orla terá o reforço dos agentes dos batalhões Rondas Especiais e Controle de Multidões (RECOM) e de Policiamento em Vias Expressas (BPVE), que atuarão em parceria com equipes das unidades operacionais de área.

Pelo planejamento, as linhas ônibus em direção à orla serão monitorados e poderão ser paradas para revista. Terminais de ônibus e estações do Metrô também serão alvo da operação.

Uso de tecnologia

O sistema 190 Integrado será beneficiado com a incorporação de mais câmeras de vigilância, segundo a Polícia Militar. Assim como, no último réveillon, a Operação Verão vai empregar o sistema de reconhecimento facial e drones, para tornar o patrulhamento mais eficiente.

Além disso, a população também contará com a segurança gerada pelas câmeras corporais dos PMs, bem como imagens captadas pelos helicópteros da corporação. O conteúdo será transmitido em tempo real para um carro-comando, baseado no Arpoador, e para o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na Cidade Nova, ambos da PM. O CICC receberá ainda imagens do interior fluminense e de outras capitais.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Operação Verão tem início antecipado para este fim de semana

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui