Operação Verão completa um mês com reforço nas ações de ordenamento urbano

Fiscalizações na orla e parques da cidade resultam em apreensões de itens irregulares e medidas de segurança pública intensificadas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Operação Verão completa um mês e intensifica ações na orla do Rio - Prefeitura do Rio

A Operação Verão, iniciada em 7 de setembro pela Secretaria de Ordem Pública (Seop) e pela Guarda Municipal do Rio de Janeiro, completa um mês com ações intensificadas de ordenamento urbano. As iniciativas incluem fiscalizações das posturas municipais, patrulhamento preventivo e apoio à segurança pública. Durante esse período, mais de 2 mil itens foram apreendidos de ambulantes irregulares, incluindo garrafas de vidro, bebidas e artigos de vestuário. No dia 22 de setembro, na Praia de Copacabana, uma bolha inflável foi retida por não ser regulamentada, representando risco de acidentes graves aos usuários.

Além das apreensões, as fiscalizações de trânsito resultaram em 3.600 multas aplicadas por diversas infrações, e 64 veículos foram removidos por estacionamento irregular.

Ações de segurança e assistência social

Em parceria com a Assistência Social, a operação também apreendeu 375 objetos perfurocortantes, como facas, e 274 materiais relacionados ao consumo de drogas, focando na desobstrução de áreas públicas, ordenamento e acolhimento de pessoas em situação de rua. As ações ocorreram em áreas com alta concentração de usuários de drogas. Durante as operações, oito pessoas foram conduzidas à delegacia por envolvimento em crimes como roubo, furto e comércio de drogas.

Proteção de crianças e adolescentes nas praias

Guardas municipais distribuíram mais de 18 mil pulseiras de identificação para crianças e adolescentes, uma medida para facilitar o reencontro com os responsáveis em caso de perda. Nesse período, 46 crianças perdidas foram auxiliadas a reencontrar seus familiares nas praias da cidade. Além disso, cerca de 300 ciclistas foram orientados sobre a proibição de circular com bicicletas nas pistas destinadas à área de lazer aos domingos e feriados.

“Iniciamos a Operação Verão no início de setembro com o objetivo de prevenir irregularidades na orla das praias e nos parques da cidade. Seguiremos com essas ações para garantir uma cidade mais ordenada e segura para os cariocas e turistas”, afirma o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.

Operações e fiscalização intensificada

As ações da Operação Verão contam com um efetivo diário de 650 agentes. Entre as principais frentes de atuação estão a fiscalização de ambulantes, vistoria de barracas e quadras de esportes nas praias, fiscalização de quiosques, reforço no patrulhamento da orla, e monitoramento das saídas dos pontos de ônibus com maior fluxo de passageiros. Há também foco na desobstrução de áreas públicas, manutenção da fluidez no trânsito, fiscalização de estacionamento irregular e ordenamento nas estações de BRT mais movimentadas.

“Nosso principal objetivo é garantir que os cariocas possam desfrutar de lazer seguro nas praias e parques da cidade. As equipes da Seop e da Guarda Municipal estão à disposição para auxiliar tanto os moradores quanto os visitantes”, completa o inspetor geral da Guarda Municipal, José Ricardo Soares.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Operação Verão completa um mês com reforço nas ações de ordenamento urbano

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui