Uma orquestra composta por vinte e três jovens do Complexo da Maré, conjunto de comunidades na Zona Norte do Rio de Janeiro, vai se apresentar na próxima segunda-feira (22/01) para o Papa Francisco, no Vaticano. O projeto social Orquestra Maré do Amanhã fará um show exclusivo para o pontífice.
No repertório, a música escolhida é “Adiós Nonino”, de Astor Piazzola. A princípio, apenas uma canção será executada pelos músicos. Mas se o papa der aval um bis, o grupo tocará “Aquarela do Brasil”. Após a apresentação, a orquestra terá uma turnê pela Europa, com concertos pela Itália, Alemanha e Portugal.
Desde a Jornada Mundial da Juventude no Rio, em 2013, o grupo tenta se apresentar ao pontífice e receber a bênção do religioso. Uma década depois, a Nunciatura Apostólica no Brasil confirmou a audiência com o argentino.
O projeto Orquestra Maré do Amanhã foi criado em 2010 por Carlos Eduardo Prazeres. O coletivo começou com 26 alunos, mas já alcançou 4.000 estudantes pelo complexo, com um segundo núcleo criado no Pará.