Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem Apresenta “Danças Sinfônicas” no Teatro Odylo Costa, Filho

Concerto, sob a regência de Anderson Alves, reúne obras de Brahms, Bizet, Grieg e Strauss

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
OSB Jovem - Cidade das Artes - Fotos de Renato Mangolin

Sob a regência do maestro Anderson Alves, a Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem realizará mais um concerto no Teatro Odylo Costa, Filho, na UERJ, no dia 26 de setembro, às 19h. A apresentação faz parte do projeto mantido pela Shell, patrocinadora da orquestra.

O programa, intitulado Danças Sinfônicas, trará ao público composições de grandes nomes da música clássica, como Johannes Brahms, Georges Bizet, Edvard Grieg, Josef Strauss e Johann Strauss, oferecendo uma diversidade de estilos e emoções.

Brahms e as Danças Húngaras

Johannes Brahms, conhecido por suas composições grandiosas, também se destacou na criação de peças menores, como as célebres Danças Húngaras. Baseadas em temas ciganos, essas obras foram originalmente escritas para piano a quatro mãos e publicadas em dois volumes, em 1869 e 1880. No concerto, serão apresentadas duas dessas danças em versão orquestral: a de No. 1, arranjada pelo próprio compositor, e a de No. 5, em versão sinfônica assinada por Albert Parlow.

Bizet e o Triunfo de Carmen

Embora a ópera Carmen de Georges Bizet tenha enfrentado uma recepção inicial fria em 1875, ela se tornou uma das mais populares do repertório operístico. Após a morte de Bizet, seu amigo Ernest Guiraud organizou trechos da ópera em suítes orquestrais, permitindo que sua música ganhasse destaque também em concertos. No evento, serão executados quatro movimentos da Suite No. 1, incluindo o intenso Prelúdio e a energética Marcha dos Toreadores. Da Suite No. 2, serão apresentados a famosa Habanera e a alegre marcha A Guarda Ascendente.

Grieg, Josef Strauss e Johann Strauss: O Fechamento com Alegria

O programa continua com a Dança Sinfônica Op. 64 No. 1, de Edvard Grieg, inspirada no Halling, uma dança folclórica norueguesa marcada por saltos e acrobacias. A atmosfera leve e otimista segue com a Polca Op. 271, de Josef Strauss, chamada Sem Ter que se Preocupar, que combina vigor com um toque travesso. Para encerrar o espetáculo, a Marcha Radetzky, de Johann Strauss, promete empolgar o público. A obra, famosa pelo envolvimento da plateia, é tradicionalmente acompanhada por palmas e batidas de pés, em uma celebração vibrante.

PROGRAMA:

  • JOHANNES BRAHMS – Dança Húngara nº 1
  • JOHANNES BRAHMS – Dança Húngara nº 5
  • GEORGES BIZET – Suite Carmen nº 1 
    Prelúdio
    Aragonês 
    Os Dragões d’Alcala
    Os Toreadores
  • GEORGES BIZET – Suite Carmen nº 2
    Habanera
    A Guarda Ascendente
  • EDVARD GRIEG – Dança Sinfônica nº 1
  • JOSEF STRAUSS – “Sem ter que se preocupar! – Polca Rápida”, op. 271
  • JOHANN STRAUSS – Marcha Radetzky

SERVIÇO:
OSB Jovem 
Dia 26 de setembro (quinta-feira) – 19h
Local: Teatro Odylo Costa, filho – UERJ (R. São Francisco Xavier, 524 – Maracanã, Rio de Janeiro)
Entrada gratuita (mediante retirada prévia no site Sympla)

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem Apresenta “Danças Sinfônicas” no Teatro Odylo Costa, Filho
lapa dos mercadores 2024 Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem Apresenta “Danças Sinfônicas” no Teatro Odylo Costa, Filho

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui