Comparado a outras capitais brasileiras como Florianópolis, por exemplo, o Rio de Janeiro não tem tanta tradição na construção de grandes edifícios, mas isso não impede a Cidade Maravilhosa de ter seus arranha-céus para chamar de seu. A maioria desses mega prédios empresariais ficam localizados no Centro do Rio, porém, o mais alto deles, não. Afinal com um skyline como desta cidade, não tem o porquê de monstros de concreto simplesmente evitar que vejamos o Pão de Açúcar, a Baía, a cidade.
A seguir, o DIÁRIO DO RIO lista os 10 prédios mais altos da cidade do Rio de Janeiro, aquelas obras de proporções faraônicas que fazem a nossa cabeça doer quando tentamos contemplar toda magnitude e imponência dessas edificações.
Confira
10. BANCO CENTRAL DO BRASIL (130 metros de altura)
Entre a Central do Brasil e Mercado Popular da Uruguaiana, o Edifício Banco Central do Brasil fica no coração da Avenida Presidente Vargas, que divide o protagonismo de principal via do Centro com a Avenida Rio Branco.
Datado de 1984, o prédio possui um total de 26 andares com lajes a partir de 1200 metros quadrados e 200 vagas de estacionamento.
Endereço: Av. Pres. Vargas, 730
9. EDIFÍCIO BOKEL (130 metros de altura)
Na Avenida Rio Branco, literalmente em frente a Cinelândia, o Edifício Bokel fica localizado próximo a Biblioteca Nacional e ao Centro Cultural da Justiça Federal. A vista do terraço compreende toda a magnitude da Marina da Glória e do Aterro do Flamengo, além, claro, do Centro do Rio.
O mais velhinho da nossa lista, o Bokel foi construído em 1970, e conta com um total de 333 salas distribuídas em 40 andares.
Endereço: Av. Rio Branco, 245
8. EDIFÍCIO SÉCULO FRONTIN (131 metros de altura)
Com um total de 432 salas, o Edifico Século Frontin, inaugurado em 1985, chama atenção pela imponência, mesmo ao lado de tantos gigantes na Avenida Rio Branco.
Com 36 andares, a obra é ocupada por pequenas e médias empresas Ao todo, são 36 andares e lajes a partir de 723 metros quadrados, com um total de 8 elevadores sociais.
Endereço: Av. Rio Branco, 181
7. EDIFÍCIO CONDE PEREIRA CARNEIRO (133 metros de altura)
No centro financeiro da cidade, o Edifício Conde Pereira Carneiro é um arranha-céu referência na Avenida Rio Branco, uma das mais movimentadas do Rio de Janeiro. Com 42 andares, o edifício é sede de empresas dos segmentos Bancário / Financeiro, Energia / Eletricidade e Jurídico.
Endereço: Av. Rio Branco, 110
6. CENTRO CANDIDO MENDES (138 metros de altura)
Um dos mais conhecidos entre os cariocas, o Edifício Candido Mendes possui 49 andares, com área total de 94.000 metros. Foi inaugurado em 1982, na época o mais alto da cidade. Na época foi motivo de debates, como mostra o site Pública.
Construído sobre pilotis (colunas a partir do térreo), sua área avançou sobre o Convento do Carmo – edificação mais antiga da Praça XV, do século 17, que foi moradia de dona Maria I, a Louca, entre 1808 e 1816. A Antiga Sé, ao lado do convento, também contrasta, no mau sentido, com o edifício. Conhecida como Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé, foi a Capela Real, no período de dom João VI, e Capela Imperial, no tempo de dom Pedro I e dom Pedro II.
Em frente ao prédio e ao convento, surge o Palácio Tiradentes, construído em 1922, a atual Assembleia Legislativa. Ali funcionava a chamada Cadeia Velha, onde o alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, ficou preso antes de ser enforcado em 1792. “Ali havia uma harmonia entre as edificações históricas. Esse prédio quebrou isso de uma forma violentíssima. É uma das maiores aberrações do Rio de Janeiro”, diz o historiador Nireu Cavalcanti.
Localizado no centro comercial do Rio, o edifício possui uma vista maravilhosa para a Baía de Guanabara. Sua localização também é privilegiada, próxima a Praça XV, Largo da Carioca, Avenida Rio Branco, Avenida Presidente Vargas, e ao lado da ALERJ e do Fórum Central do Rio de Janeiro.
Endereço: Rua da Assembleia, 10
5. LINNEO DE PAULA MACHADO (138 metros de altura)
O arrojado prédio na Avenida Almirante Barroso foi inaugurado em 1981 e é uma das paisagens mais marcantes do Centro Do Rio, sobretudo pelo ângulo de quem o vê da Cinelândia, por trás do Theatro Municipal. O empreendimento tem 43 andares, sendo: três subsolos, pavimento térreo, sobreloja e 33 pavimentos comerciais.
Endereço: Av. Almirante Barroso, 52
4. VENTURA CORPORATE TOWERS (140 metros de altura)
Ocupado por grandes empresas nacionais e multinacionais, as torres do Ventura, localizados na Avenida Chile, foram um grande sucesso comercial mesmo antes da entrega final do projeto, em 2010. A venda das torres superou a impressionante marca de um bilhão de reais. O prédio conta com dois heliportos e 1.600 vagas para estacionamento.
Endereço: Av. Rep. do Chile, 330
3. EDIFICIO SANTOS DUMONT (141 metros de altura)
O Edifício Santos Dumont já ostentou o título de mais alto do Rio de Janeiro na década de 70, mas hoje, ele aparece no nosso ranking como um dos mais altos, mas com a vista mais deslumbrante entre todos os prédios, certamente.
A edificação teve em seu último pavimento o primeiro restaurante giratório da América do Sul, que conferia ao cliente um visual 360º da região central da cidade. O empreendimento foi desativado em 1993.
Endereço: Rua Santa Luzia, 651
2. 105 LÉLIO GAMA (146 metros de atura)
105 Lélio Gama St. é um arranha-céu localizado na rua de mesmo nome, no Centro do Rio. Construído em 1980, o prédio conta com 40 andares e fica situado próximo da Cinelândia e da Lapa, grandes pontos turísticos da Cidade Maravilhosa.
Endereço: Rua Lélio Gama, 105
1. RIO SUL CENTER (163 metros de altura)
A Torre do Rio Sul, como popularmente é chamada o Rio Sul Center, é um edifício de escritórios corporativos localizado ao lado do shopping Rio Sul, o mais antigo da capital fluminense. Com 48 andares, a torre foi construída em 1980. Possui mais de 300 salas e salões e uma cobertura, além de dois subsolos e um pavimento térreo de garagem onde estão distribuídas mais de 1.100 vagas.
Endereço: Rua Lauro Muller, 116
*Fonte: Levantamento Emporis
O shopping mais antigo da capital fluminense e do Brasil é o shopping center do Méier, de 1963.
Eu morei em frente à Torre Rio Sul e nem sabia de sua altura. Até então o prédio mais alto que entrei foi no antigo Meridien (hoje Windsor?) na Princesa Isabel com AV. Atlântica, do alto dos seus 36 andares.