Os 3 vereadores destaques do Rio de Janeiro em 2023

Em 2023 os vereadores destaques do Rio de Janeiro foram Carlo Caiado, Rafael Aloísio Freitas e Pedro Duarte. Saiba o porquê

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Câmara Municipal do Rio de Janeiro - Foto: Cleomir Tavares/Diário do Rio

Destacar os parlamentares é sempre algo subjetivo, mesmo quando se pede para um algoritmo criar. Primeiro, tentamos no DIÁRIO DO RIO, juntamente com o Instituto Rio21, que fosse feito um somatório dos Projetos de Lei, com exceção dos de calendário oficial, nomes de rua e similares. Ainda assim, isso não representaria a verdadeira produção, pois um bom parlamentar pode passar seus 4 anos sem apresentar um único projeto de lei, ou sem tê-lo aprovado; o trabalho é feito de verdade em comissões.

Nossa segunda tentativa foi o voto popular, o que acaba sendo uma distorção. Os prêmios de melhores parlamentares por votação são um prêmio de popularidade e raramente mostram aqueles que fizeram um bom trabalho no ano. Se assim fosse, bastava colocar o vereador ou deputado mais votado como presidente da Câmara.

Pensamos em uma terceira opção, essa seria os especialistas. Novamente, 95% dos cientistas políticos não trabalham com política ou vêm com seus preceitos de como deveria ser feito o trabalho do parlamentar, ou mesmo com um “Q” ideológico. Isso não deixaria uma lista que mostrasse quem realmente demonstrasse um trabalho bem feito.

Uma possível quarta opção seria combinar elementos dessas abordagens, incorporando critérios qualitativos e quantitativos. Isso poderia envolver uma avaliação mais holística, considerando não apenas a quantidade de projetos apresentados, mas também a relevância, o impacto e a participação efetiva nas comissões. Mas como criar este algoritmo? Especialmente com os recursos de um jornal local.

Advertisement

Decidimos, então, escolher apenas os 3 vereadores do Rio de Janeiro que se destacaram no ano de 2023, com base em conversas com especialistas e observadores do dia a dia da Câmara do Rio. É importante notar que não há nenhum vereador de esquerda entre os escolhidos. Infelizmente, alguns dos melhores nomes foram para Brasília, como Lindbergh Farias (PT), Professor Tarcísio (PSol) e Chico Alencar (PSol), ou assumiram cargos no Poder Executivo, como Thainá de Paula (PT). Dos mais experientes, restou apenas Paulo Pinheiro (PSol), que, em 2023, ficou aquém da qualidade de seu mandato, expressando-se poucas vezes e não sendo destaque tanto dentro da Câmara quanto na mídia.

Carlo Caiado (PSD)

51749918935 9bfe7461c8 k Os 3 vereadores destaques do Rio de Janeiro em 2023
Foto: CMRJ

Não é por ser presidente da Câmara de Vereadores do Rio que Carlo Caiado está entre os 3 destaques, mas sim por ter conseguido realizar um trabalho acima das críticas. Reeleito para liderar seus pares, ele enfrentou alguns percalços antes das eleições, especialmente com raposas velhas que ainda vivem em um mundo pré-mensalão. No entanto, Caiado superou esses obstáculos e tornou-se uma unanimidade na Câmara.

A transição da sede legislativa do Palácio Pedro Ernesto para o Edifício Serrador está ocorrendo de maneira suave e sem controvérsias. O Colégio de Líderes, implementado por Carlo Caiado durante seu primeiro mandato como presidente, demonstrou ser um sucesso notável. Caiado também conduziu a votação do Plano Diretor de forma eficiente em apenas dois anos, recebendo poucas críticas, predominantemente de vereadores que parecem inclinados a gerar polêmicas em vez de promover ações significativas. Estes últimos, por essa razão, não foram incluídos na lista de destaques.

O Plano Reviver Centro 2 também obteve aprovação, e curiosamente, os críticos anteriores do Plano Diretor são os mesmos agora. Além disso, a Câmara encerrou o ano de 2023 com a maior produtividade entre as 11 maiores capitais.

Na festa de fim de ano da Câmara, ouviram-se gritos inusitados de ‘Caiado vice de Eduardo Paes em 2024′, ecoando até mesmo de adversários de Paes, indo desde representantes do Novo até do PSol. Isso evidencia o notável prestígio do presidente.”

Raphael Aloísio Freitas

34521999326 e5105e0f27 k Os 3 vereadores destaques do Rio de Janeiro em 2023
Foto: Renan Olaz/CMRJ

Se Caiado alcançou as vitórias no Plano Diretor e no Reviver Centro 2, deve expressar seus agradecimentos ao Primeiro-Secretário da Casa, o vereador Rafael Aloísio Freitas (Cidadania), que tem se destacado notavelmente durante este mandato. O ano de 2023 foi marcado pelo êxito tanto na aprovação do Plano Diretor, do qual foi presidente da Comissão Especial, quanto na regulamentação sobre Publicidade Exterior, sendo Freitas um dos autores do texto original.

Rafael tem mantido diálogos constantes com diversos setores produtivos da cidade, desde o mercado imobiliário até bares e restaurantes. Essa abertura tem conquistado tanto Pessoas Jurídicas quanto Pessoas Físicas, tornando o vereador um dos favoritos para suceder Caiado na Presidência da Câmara dos Vereadores, e até mesmo para ocupar uma vaga no Tribunal de Contas do Município.

Pedro Duarte

52453763249 433ba2a029 h Os 3 vereadores destaques do Rio de Janeiro em 2023
Foto: Eduardo Barreto CMRJ

O vereador Pedro Duarte (Novo) é um político tão peculiar que, por vezes, é difícil acreditar que ele está na oposição a Eduardo Paes, mas é o caso. Em 2023, Duarte se destacou como um dos maiores defensores do Plano Diretor, até superando em entusiasmo o próprio Rafael Aloísio Freitas. Foi Duarte quem subiu à tribuna e utilizou suas redes sociais para confrontar outros membros da oposição que criticavam o projeto, muitas vezes sem participar das reuniões e debates sobre o tema.

Isso não impediu que o jovem vereador permanecesse como um dos maiores opositores da atual gestão na Câmara. De maneira perspicaz, ele aponta a existência de funcionários fantasmas em setores da Prefeitura do Rio, evidenciando a falta de transparência e o descumprimento de preceitos administrativos, tudo de forma mais astuta do que alguns de seus colegas vereadores.

Causou espanto a muitos quando Duarte lançou sua candidatura a prefeito do Rio em 2024, atraindo quase 700 pessoas para a sede da Associação Brasileira de Imprensa. Isso evidencia uma força política surpreendente, destacando que a firmeza de caráter e a abordagem consciente na oposição, ao invés de simplesmente ser contra, podem render votos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Os 3 vereadores destaques do Rio de Janeiro em 2023
Advertisement

4 COMENTÁRIOS

  1. Análise parcial e injusta com a oposição de esquerda, e a atuação excelente do vereador Paulo Pinheiro(PSOL), historicamente um dos parlamentares mais ativos, inclusive em 2023, na defesa da saúde e dos servidores do município do Rio.

  2. Os vereadores queridinhos do Quintino & Cia.

    Elogios comum entre eles: aprovação do Plano Diretor que possibilitará os financiadores desse jornal, as imobiliárias, construirem mais empreendimentos.

    Que coisa, não?

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui