Apesar de o lançamento oficial da campanha ainda não ter ocorrido, o deputado federal Otoni de Paula já iniciou sua pré-campanha há algum tempo. Na manhã desta segunda-feira, 18/3, o candidato a prefeito do Rio pelo MDB em 2024 se reuniu com pré-candidatos a vereador da cidade. O encontro teve a presença do vice-governador Thiago Pampolha e representantes da bancada de deputados federais e estaduais.
O evento também contou com a participação de dois vereadores atuais – Vitor Hugo (MDB) e Eliseu Kessler (PSD), ambos da base de Eduardo Paes, mas que devem apoiar Otoni nas eleições de outubro. Pampolha se comprometeu a atrair importantes lideranças políticas da capital, incluindo ex-vereadores e ex-deputados, com o objetivo de fortalecer a nominata e aumentar as chances de votos do partido em 2024. Renato Moura, atual secretário municipal e membro do grupo de Pampolha, está no centro das atenções quanto à continuidade da aliança com Eduardo Paes, potencial rival de Pampolha na disputa pelo governo do Rio em 2026.
Duas semanas atrás, surgiu o boato de que Otoni teria desistido de sua candidatura em 2024, supostamente em um acordo com o grupo do atual Prefeito do Rio. Otoni desmentiu essa informação, destacando: “Quem conhece a política carioca entende o peso dos interesses de grupos. Não há verdade na história da minha desistência. Minha candidatura representa não só a mim, mas um grupo político determinado a melhorar o Rio, as pessoas que almejam uma vida melhor e aqueles que veem na atual gestão uma perda de ímpeto.”