Quando Ottmar Grunewald, dono da rede Otto de restaurantes, inaugurou a primeira unidade na Tijuca, na Zona Norte do Rio de Janeiro, não poderia imaginar que a casa se tornaria uma das referências da culinária “teuto-brasileira”.
O cardápio do Otto conta acepipes deliciosos, especialidades da comida alemã, petiscos variados, antepastos, carnes e massas. Tudo servido em uma ambientação aconchegante e requintada, incrementada pelo atendimento atencioso de mâitres e garçons.
Os cuidados de Ottmar, que aprendeu a cozinhar por influência do avô alemão, não param por aí. O empresário é também muito cuidadoso com a programação musical veiculada em seus restaurantes. O amor de Ottmar pela gastronomia, artes visuais e música é tamanho, que, no final de 2010, o empresário inaugurou o Otto Music Hall, voltado para a celebração da MPB, Bossa Nova, Jazz e Samba de Raiz.
Em entrevista ao jornal O Globo, em 2015, o empresário explicou: “Trabalhar com música é um complicado, mas muito gratificante. É importante que incentivemos a música boa nos restaurantes. Na Uruguai tenho música ao vivo todos os dias. Aqui na Mariz e Barros acontece no caso de eventos maiores, com shows às quintas, sextas e sábados, com capacidade para 150 pessoas”, comentou o restauratuer, que é considerado um dos revitalizadores da Tijuca.
Amante da cena carioca, o carismático Ottmar Grunewald viu no Centro Histórico do Rio uma ótima oportunidade para abrir uma filial no edifício da Sul América Seguros, atualmente chamado de Edifício Galeria, depois de ter passado por uma criteriosa revitalização. O icônico prédio fica na esquina das ruas do Ouvidor e do Carmo, nº 75, ponto badalado da região central da cidade.
Como competência e qualidade se impõem, o Otto Grill do Centro tem atraído cada vez mais frequentadores ansiosos para se deliciarem com os pratos da casa. O sucesso do restaurante levou Ottmar a incrementar a sua programação, que passou a oferecer um Happy Hour, com clássicos da Bossa Nova, executados pelo musicista carioca Edson Franklin, de 50 anos e 37 de carreira. Quando de se trata de repertório envolvendo clássicos da Bossa Nova e MPB, Franklin é um dos profissionais do Rio mais lembrados e disputados.
Além das famosas especialidades da rede Otto, a nova unidade também conta com um novo segmento de produtos alemães, produzidos na Fazenda do Alemão, em Mendes, espaço comprado pelo empresário, em 2022. No local, que funciona como uma charcutaria artesanal alemã desde a sua criação por Manfred Bergmann, em 1984; também é produzida uma nova linha de embutidos, especialidades do Otto, com destaque para as salsichas de linhagem tradicional alemã, como a Krakauer, a rainha das salsichas; além da chamada “linguiça da Diretoria”, que ganhou tal apelido na Adega do Pimenta, como destacou o site Rioja.