Outsider Tours pode ser multada em R$10 milhões caso não embarque torcedores para o Equador

Cássio coelho, presidente do Procon, informou que um processo administrativo contra a empresa foi aberto após denúncias de torcedores que conseguiram embarcar, mas foram prejudicados financeiramente com os problemas nos voos para a final da competição sul-americana

Torcida do Flamengo nos arredores do Aeroporto do Galeão. Foto: Reprodução Redes Sociais

Cássio Coelho, presidente do Procon, informou que a empresa Outsider Tours, agência de turismo, já é alvo de um processo administrativo e que pode ter que pagar uma multa de até R$ 10 milhões por prejuízos a torcedores do Flamengo que não conseguirem embarcar para o Equador. Alguns torcedores esperam, desde quinta-feira, (27/10), voos para a capital de Guayaquil, para assistir à Final da Libertadores da América, entre Flamengo e Atlético-PR, no próximo sábado, (29/10).

E nesta sexta-feira, (28/10), centenas de passageiros ainda aguardavam no saguão do aeroporto do Galeão e durante a manhã, houve tumulto no local e o diretor comercial da empresa precisou ser escoltado pela Polícia Militar.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

No início da tarde, a Outsider anunciou três novos voos para Guayaquil, e disse que vai conseguir levar todos os torcedores até a madrugada de sábado, (29/10).

O presidente do Procon disse que a diretora de fiscalização está no Galeão para verificar se isso realmente vai acontecer.

“Se isso não acontecer, de qualquer maneira o processo está aberto. Os outros consumidores que se sentirem prejudicados ou que não viajaram podem fazer o registro no Procon. O primeiro ato no Procon é uma audiência de conciliação. Cada pessoa tem que fazer o seu registro”, explicou.

Cássio Coelho alega que o processo administrativo foi aberto a partir de uma denúncia e que mesmo torcedores que conseguiram embarcar foram prejudicados com os problemas da agência de viagem com os voos para a final da competição sul-americana.

“Alguns torcedores já estavam com prejuízos. Tem um grupo que embarcou hoje (sexta-feira), mas era para ter embarcado dois dias antes. Já gerou um prejuízo, muitos tiveram problemas com o hotel, tiveram algum passeio que deixaram de fazer”, explicou ele.

No início de outubro, a empresa Outsider Tours foi anunciada como nova patrocinadora e agência de turismo oficial do Flamengo. Contudo, devido aos problemas relacionados aos voos, o Flamengo anunciou que rescindiu o contrato com a empresa.

Na manhã da última quinta-feira, 27/10, o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, o Galeão, foi cenário de protestos de torcedores flamenguistas que não embarcaram. Sobre o assunto, o DIÁRIO falou com o representante da Outsider:

“Ninguém foi barrado no aeroporto. As pessoas foram avisadas que os voos do dia 27/10 seriam realocados para o dia 28/10. Somente iriam embarcar os do voo do dia 27 a uma hora da manhã. Seria um avião de 300 e poucos lugares e como uma empresa de Portugal, que é subsidiária da Latan, mas como eles cancelaram o voo faltando dois dias para a operação acontecer, tivemos que procurar novos voos e conseguimos novos voos com algumas alterações. Esse, por exemplo, de 300 lugares, que sairia uma hora da manhã do dia 27/10, conseguimos substituir por dois voos de 170 lugares. Uma parte voou hoje pela manhã e outra parte vai hoje à noite. Pessoas que voariam às 9h da manhã e 10h da manhã de hoje, dia 27/10, foram ao aeroporto para tentar embarcar, mesmo sabendo que os voos haviam sido mudados para o dia 28/10. Já informamos o Procon, assinamos uma carta com eles, divulgamos essa carta para todos, estamos com todas as trocas de e-mails com os clientes. Efetivamente, os voos que sairiam dia 27 às 9h e 10h, vão sair no dia 28/10 (sexta-feira) e os que já sairiam no dia 28 não vão ter alterações. A volta, no dia 29/10, inclusive os voos bate-volta, também continuam no mesmo horário”, disse Rodrigo Rolemberg, diretor jurídico da Outsider Tours.

Novos voos

Veja os horários de voos anunciados pela Outsider Tours no início da tarde desta sexta-feira, (28/10)

1) Aeroregional

Número de lugares: 145 lugares

Horário: 22h30

Horário de retorno: domingo, (30/10), às 18h.

2) Aeroregional

Horário: 0h05 de sábado

Número de lugares: 129 lugares

Horário da volta: 23h30 de sábado, (29/10)

3) Gol

Horário: 03h15 de sábado, (29/10)

Número de lugares: 170 lugares

Horário da volta: logo após o jogo

A empresa ainda afirmou que o reembolso ocorrerá em no máximo 30 dias. Quem pagou no cartão de crédito será reembolsado integralmente no próprio cartão. Quem perdeu um dia de hospedagem e optou por viajar será reembolsado parcialmente.

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui