Paes desapropria terreno de 50 milhões de reais em São Cristovão

O enorme terreno tem frente para quatro ruas. Especula-se que o destino do dinheiro público seja a construção de uma “nova cidade do samba”. O imóvel vinha sendo ofertado no mercado por 50 milhões de reais. A prefeitura vem guardando as razões da aquisição a sete chaves.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Um imenso terreno no coração do bairro imperial de São Cristóvão, com frente para quatro ruas e perto do antigo gasômetro, está sendo adquirido pela Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio de uma desapropriação. É o que se depreende do decreto Rio 51295, assinado meio que na surdina e sem nenhum tipo de anúncio, no dia 9 de agosto de 2022 pelo prefeito Eduardo Paes. Em meio a discussões acerca do pedido, pela prefeitura, de autorização para pegar R$ 700 milhões emprestado, o assunto pegou muita gente de surpresa.

O terreno vinha sendo anunciado por 50 milhões de reais para venda, e tem frente para as ruas Benedito Otoni, Zeferino de Oliveira e para as super movimentadas Avenida São Cristóvão e Escobar. No local, funcionou a Companhia da Luz Esteárica, empresa do Barão de Mauá que produzia velas e combustível para a antiga iluminação da cidade, antes do advento da luz elétrica. Depois, o terreno foi vendido à companhia internacional Tishman Speyer, que lá iria erguer um grande complexo corporativo como o Aqwa, mas acabou desistindo e devolvendo o terreno aos proprietários originais, não sem antes demolir o quarteirão praticamente inteiro. Anos atrás, o DIÁRIO publicou matéria sobre a história da rua Zeferino de Oliveira, com direito a fotos do local.

36366649 9862 44BB 8A8E 834096B1EE52 Paes desapropria terreno de 50 milhões de reais em São Cristovão
Antiga Fábrica do Moinho da Luz, que existiu no terreno

Nas proximidades, está sendo erguido o Terminal Gentileza mas técnicos da prefeitura consultados pelo DIÁRIO, em off, deixaram claro que a aquisição da imensa propriedade pela Prefeitura ”não deve ter relação alguma com o Terminal”. O decreto do prefeito, lacônico, informa apenas que a finalidade é ”a implantação de equipamento de uso da Cidade”. Há especulação de que o espaço seria usado para a construção, pela cidade, de uma ”nova cidade do samba”. Não conseguimos confirmar até a publicação desta matéria a razão da aquisição do milionário terreno, onde podem ser erguidos diversos edifícios de 6 a 8 andares cada um, segundo pré-projeto a que tivemos acesso.

Numa audiência pública da Secretaria Municipal de Transportes, o vereador Pedro Duarte (Novo) inquiriu sobre o assunto à secretária da pasta, Maína Celidônio, que deixou claro que o assunto do terreno não é de sua esfera de atuação, ou seja, não tem mesmo relação alguma com o Terminal Gentileza. Duarte também submeteu formalmente um requerimento de informações (número 2158/22) exigindo, textualmente, saber qual o destino do imóvel que está em vias de ser adquirido pela Prefeitura com dezenas de milhões de reais do contribuinte, mas não recebeu qualquer resposta. O assunto parece ter virado um segredo guardado a sete chaves.

Advertisement


Segundo o corretor Janildo Paulo, especialista na região portuária, “trata-se do melhor terreno do porto sem a incidência das famigeradas CEPACs, ou seja, onde o dono do terreno efetivamente pode construir edifícios sem pagar a contrapartida ao município, porque está fora da área do Porto Maravilha”. O quadrilátero vinha sendo anunciado pela Sergio Castro Imóveis, que, procurada pelo DIÁRIO, não quis comentar o assunto.

0B1EA65F F30E 4218 9F2F 607BF59367E3 Paes desapropria terreno de 50 milhões de reais em São Cristovão
O imóvel vinha sendo anunciado para venda e locação / Foto: Reprodução do Jornal O Globo Online

Caso se confirme que a milionária aquisição a ser feita com dinheiro público tenha como o destino o Carnaval da Cidade, não é exatamente uma novidade a grande aposta do atual prefeito no “maior espetáculo da terra”. Ele recentemente nomeou seu velho correligionário Ronnie Aguiar Costa para chefiar a Riotur e aumentou os subsídios do carnaval em nada menos que 43%. No Diário Oficial de 30/11 foram publicados novos incentivos culturais a diversas escolas de samba, que receberão R$ 2.150.000 cada uma. Mas, como dizia o grande Joãozinho Trinta: “Quem gosta de pobreza é intelectual, o povo gosta de luxo”.

Também pegou muita gente de surpresa a nomeação de Gustavo Mostoff para a Diretoria de Operações da estatal; Mostoff, segundo a rádio-sambódromo, não seria das pessoas mais queridas.

É… a Sapucaí deve pegar fogo ano que vem; e será que a Cidade do Samba II vem mesmo por aí?

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Paes desapropria terreno de 50 milhões de reais em São Cristovão
Advertisement

26 COMENTÁRIOS

  1. Enquanto faz a gastança sem explicações, aliás,sempre foi a cara deste Prefeito isso enquadram qualquer empresa que deve o ISS, manda pra justiça e micro, pequeno, médio empresário dque se vire e pague três, quatro vezes o valor, muitos com valor retido no TJRJ e só vai ver a cor do seu dinheiro penhorado no final da quitação. Em 2022 A Secretaria de Fazenda não facilitou a vida dos empreeendedores para quitarem suas dívidas junto ao ISS por exemplo.
    Eduardo Paes, aguarde! 2024 é logo alí.

  2. Esse moço empolgado, metido a garotão e dono de idéias miraculosas e que não chegam ao final, prometeu ao povo carioca o fim dos engarrafamentos na avenida Brasil e o seu entorno desde o seu PRIMEIRO MANDATO e até hoje o que vemos é o descaso, desaparecimento de material tipo VIGAS e outros desvios do mesmo gênero e pasmem, foi eleito outra vez e as obras continuam paralisadas e quem paga á conta somos nós que precisamos TRABALHAR, até porque quem não precisa que no caso são os mais abastados, NÃO podem usufruir da CICLOVIA TIM MAIA outro MARCO da INCOMPETÊNCIA INCOMPETÊNCIA INCOMPETÊNCIA desses POLITIQUEIROS MESTRES NA ARTE DE ENGANAR E DEPRECIAR CIDADES LINDAS TIPO MARICÁ !!!! como outrora esse fabricante de ilusão DEPRECIOU de maneira LEVIANA TODA A CIDADE E SEU POVO SOFRIDO!!!

  3. Gostem ou não do carnaval do Rio. Esse investimento tem retorno certo e fator multiplicador extremamente alto.
    E… Pra quem mora no Rio e não curte carnaval, novas cidades deveriam estar na lista de futuras moradias. É como morar no Sul e não gostar de frio.

  4. Malandro é Malandro e Mané é o Mané!
    Eduardo Pós vai cair rolando. Nem o Zé Pilintra que ele incorporou vai segurar o tombo. Sua hora vai chegar !!!!

  5. Todos satisfeitos!
    Pagando pedágio que ja havia sido proibida a cobrança…
    A Dna.Rede GLobo não vê mais os problemas na prefeitura que havia na administração anterior!
    Do prefeito CRIVELLA.
    Ela perseguiu Crivella por ele ser da Univesal…
    Só idiotas que não viu isso…
    Ela utilizou a politica pra persegui-lo.
    Se não seria enquadrada na intolerância religiosa.

  6. Igual a universidade Gama Filho que ao invés do Governo/Prefeitura, estudar para criar um grande hospital ou prédios residenciais, está d3molindo para fazer uma praça. Tá de sacanagem né!

  7. O carioca tem que ser F**er mesmo, colocaram o safado na prefeitura novamente porque quiseram. Acho é pouco. Todo mundo sabe que esse perfeitinho aí adora um bicheiro, esse dinheiro que injetou na Riotur Será para pagamento de favores. Saúde, transporte, educação a gente ver depois. Brasil, país da bund@, do futebol e da bagunça.

  8. PRECISAMOS DE UMA NOVA RODOVIÁRIA!
    A NOVO RIO se tornou difícil acesso, compactada entre diversas vias e sem espaço para extensão.
    O Rio, Cidade Maravilhosa, não merece uma rodoviária tão feia e mal localizada.

  9. Esse Nervosismo como era entitulado pela operação Lava a Jato, só pode estar de brincadeira com o dinheiro público! Enquanto a saúde do município está caótica e a educação cada vez mais decadente, esse prefeitinho apoiador de Ladrão, torra o dinheiro do contribuinte somente para agradar a classe daqueles que sempre viveram as custas de um população sem direito a nada! Ele segue a mesma política dos imperadores romanos, dê pão e circo ao povo que é o bastante!

  10. A política brasileira sempre foi assim, exceto raras exceções. Gastam montantes de dinheiro incontáveis para aproveitar e tirar sua fatia, e o pior, com coisas que não garantem os direitos básicos fo cidadão como saúde, transporte, segurança e educação. A obra do BRT serve de cafofo para amotinados dependentes químicos que ora invadem as avenidas para atacarem a população trabalhadora.

  11. Porque não compra pra construir um grande centro de saúde, pra todas as especialidades, ou mais uma grande área de lazer, a exemplo do parque de madureira, que por sinal tá precisando de mais segurança.

  12. Na verdade o Rio de janeiro já virou um verdadeiro PUTEIRO com esse perfeitinho pilantra e ladram igual ao senhor lula .
    Ele vai afundar a nossa cidade em dividas apos a entrada do 9 dedos como fez na época das olimpíadas .

  13. Em um país que o povo preocupa-se mais com festanças, do que com sua liberdade, segurança e sobrevivência, os politiqueiros corruptos fazem a festa.

  14. Nao sou do samba mas quantos empregos diretos e indiretos o samba proporciona ? Além da alegria e de ser a maior festa cultural do país e talvez do.mundo !!! Agora qts bolsominions temos aqui criticando ?

    • Reis, se o mercado do samba é assim tão bom, se ele gera tantos empregos diretos e indiretos com tanta alegria e na maior festa do mundo e tal… não precisa de dinheiro público! O samba e o carnaval poderiam se manter com a grana dele mesmo.

      E se não se mantém com a grana dele mesmo, é de se discutir e questionar se a prefeitura tem que por dinheiro nisso, porque a grana é de todos! Sobre o caso do terreno caríssimo é indefensável: a prefeitura pegar empréstimo pra isso e nem dizer porquê está comprando… é bizarro!

    • Também não sou do samba e pra fazr a verdade nem gosto, mas é assunto de empresa privada, é pra empresários, não precisa enterrar dinheiro público, Sr. Reis, eles já ganham milhões, pra que a prefeitura gastar dinheiro em assunto que os empresários sabem gerir?

  15. Quando leio algo assim, recordo logo do meme do grande Sr João, torcedor do América RJ, revoltado e triste com a situação do seu time. É o sentimento que tenho referente ao Rio de Janeiro. “Pow. Esse cara ainda tá aí; tá fazendo o que?”

  16. Jogar dinheiro fora! O que a prefeitura pode fazer pra gerar negócios? Nada. Vai enterrar nosso dinheiro em porcaria. Gestão Paes Palho é isto. O Rio de Janeiro implora, necessita, grita, urra por negócios geradores de renda – algo que só pode ser feito pela iniciativa privada. Tudo o que o governo toca, ele estraga.

  17. gastos faraônicos sem retorno para a qualidade de vida do cidadão que vive na cidade. Prefeito “corretor”, a câmara de vereadores brincando de banco imobiliário…enquanto isso o Hell de Janeiro vai cada vez melhor.

    • Muito boa reportagem! Tem que seguir e conseguir a resposta para a aquisição, pelo município, deste terreno, pois o Prefeito Eduardo Paes diz que o Município não tem dinheiro para investimentos e reclama do Governo Federal, mas para festa de Carnaval ele sempre tem recursos, mesmo vindo de uma pandemia.
      Para uma cidade que em diversos bairros se percebe de longe a sujeira, com lixo espalhado por todos os cantos, uma vergonha de se chamar turistas para uma cidade tão mal administrada, onde caos instalado se dá pela efetiva falta de ação do prefeito e de seus secretários que pouco ou nada fazem.
      Uma cidade imunda: rios viraram valas. Para que se tem Secretário de Meio-ambiente, se nada fazem para a melhora dos recursos naturais.
      Uma coisa é certa o Eduardo Paes é Prefeito do Rio; não gosta de Marica e parece gostar muito de Paris, pois estava lá junto com outros secretários com o Ex-governador Cabral.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui