Nesta terça-feira (21/11), o prefeito do Rio, Eduardo Paes, usou as redes sociais para fazer um apelo ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva: “Me entrega a velha e linda estação da Leopoldina que a gente recupera ela”. Até topo pagar mas dado é melhor ainda. Bora?” .
Em resposta, Lula disse que a negociação da medida “não precisa ser pelo Twitter” e que Paes pode sempre “ligar ou marcar uma conversa.”
Querido @eduardopaes, não precisa ser pelo Twitter, você sempre pode me ligar ou marcar uma conversa para falarmos e trabalharmos juntos pelo nosso Rio de Janeiro.
— Lula (@LulaOficial) November 21, 2023
Em resposta a Lula, também no Twitter, Paes disse que seu objetivo era pedir ajuda da ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, que fez contato com ele.
“Mas eu queria era pedir ajuda da Ministra Ester e o superintendente do SPU já fez contato. Funcionou! O senhor tem muita coisa pra resolver. Só te chateio pelo telefone ou conversa quando é questão muito urgente! Sei bem que o Rio conta com o senhor!“, replicou Paes.
Nos primórdios, a estação, inaugurada em 1926, era chamada de Barão de Mauá, para homenagear Irineu Evangelista de Souza, o Barão pioneiro da ferrovia no Brasil. A fundação se deu quase 20 anos depois dos pedidos para a sua construção. Um dos pontos que mais motivaram esse desejo foi o fato de haver diferenças entre os trilhos. A linha da Leopoldina começava na estação de São Francisco Xavier, da Central, o que forçava os passageiros à baldeação, devido à disparidade entre as bitolas – a largura determinada pela distância medida entre as faces interiores das cabeças de dois trilhos em uma via férrea.
Isso é política.
A política fazendo as coisas acontecer. E ainda tem gente que estufa o peito pra político “gestor” que não resolve nada.
Pelo RJ, que gere muito empregos e sirva a população.
Se for “dado” pelo Executivo Federal ou “comprado” pela Prefeitura, o que se fará com o prédio depois? Será de alguma forma “presenteado” para a iniciativa privada? Algum coleguinha financiador de campanha? Algum mega empresário devedor de impostos? Algum especulador picareta? Se o prédio não virar um equipamento PÚBLICO de cultura e entretenimento, é quase certo que tenha mutreta.