O Palácio Tiradentes, sede histórica da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), reabre as portas para eventos e recebe a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, regência de Daniel Guedes, na próxima sexta-feira (26/05), em um concerto gratuito e aberto para a população, a partir das 17h.
O evento chama-se Festival Interativo de Música e Arquitetura (FIMA), que celebra música de concerto e a arquitetura de prédios históricos e está encerrando sua segunda temporada com esta apresentação no Palácio Tiradentes. O público poderá assistir as composições musicais, que serão intercaladas pelos comentários de especialistas sobre música, história e arquitetura. Nesta temporada, o FIMA já passou por palácios históricos no Rio de Janeiro, Belém, Petrópolis, São Luís e Ouro Preto. O evento tem patrocínio do Instituto Cultural Vale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
O FIMA realizará também, no mesmo dia, às 14:30h, o concerto sinfônico no Palácio Tiradentes exclusivamente para alunos do ensino público municipal e estadual da Escola vocacionada à Música – CIEP 485 de Barra Mansa – e de alunos e professores do CE Júlia Kubitscheck, no Rio de Janeiro. Nos dias 8 e 9 de maio, aulas pré-evento foram realizadas presencialmente com os professores destas instituições de ensino.
As ações fazem parte do FIMA na Escola, que tem como objetivo sensibilizar públicos de todas as idades a respeito do patrimônio cultural material e imaterial do nosso país propondo ações educativas no caminho da valorização e reconhecimento pelos jovens, de suas próprias identidades culturais. As aulas foram ministradas pelos três especialistas e o diretor artístico do FIMA Pablo Castellar. Em sua primeira edição, o FIMA ofereceu aulas preparatórias para mais de 60 professores no total, atingindo mais de 4 mil alunos do ensino fundamental I e II.
Serviço:
- 26/5, sexta-feira – FIMA – Concerto de encerramento da 2º edição
- Local: Palácio Tiradentes
- 14h30 – Apresentação exclusiva para os alunos e professores
- 17h – Apresentação para o público em geral
- Endereço: Rua Primeiro de Março, s/n – Praça XV. Centro
- Entrada gratuita
- Classificação Livre