Nesta terça-feira (13/08), a plataforma mundial de sustentabilidade Clean Up The World iniciou sua participação na quarta edição da Rio Innovation Week, no Píer Mauá, no Centro do Rio de Janeiro, que prossegue até o dia 16 de agosto.
O painel “Abertura com a SEAS: Inovação do Território para a Economia Azul” contou com a presença de Moema Versiani, superintendente de Recursos Hídricos da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS/RJ); Mariana Maia, superintendente de Resíduos e Economia da SEAS; Keila Ferreira, subsecretária de Ambiente e Saneamento da Prefeitura de Arraial do Cabo; e Renata Ramalhosa, CEO e fundadora da Beta-i Brasil.
O objetivo da mesa foi alinhar as parcerias com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que incluem 17 objetivos e 169 metas a serem cumpridos até 2030. “Nosso objetivo é desenvolver parcerias que estejam alinhadas com esses objetivos e, dessa forma, buscar essas metas globais. Por isso, os municípios são fundamentais para territorializar esses processos”, afirmou Mariana Maia.
Um dos principais tópicos discutidos foi a recuperação da Lagoa de Araruama, que, após ter sido 95% recuperada, está pronta para uso em esportes, lazer e pesquisa. “Estamos descentralizando o turismo de Arraial para a Lagoa de Araruama, que está preparada para receber mais visitantes”, disse Keila Ferreira, acrescentando que a educação ambiental também está em pauta.
Segundo informações, a Prefeitura de Arraial do Cabo pretende mostrar a biodiversidade da região e transformá-la em uma unidade de conservação com o projeto “Conhecer para Amar”. A iniciativa pretende criar uma matéria de educação ambiental nas escolas locais, com contatos já em andamento com a Secretaria de Educação.
Moema Versiani também abordou a circularidade e o conceito de economia azul para os municípios. “Estamos trabalhando esse tema sob todos os aspectos, e as startups podem nos ajudar. Queremos implantar soluções de esgoto e colaborar com as bacias hidrográficas compartilhadas com estados vizinhos. É crucial conectar os municípios e adotar uma visão mais ampla”, comentou.
Encerrando a mesa, Hildon Carrapito, sócio-fundador da Amigança Produções, destacou que representar a Clean Up The World envolve não apenas a realização de eventos de limpeza, mas também a transformação da mentalidade da sociedade em relação à consciência ambiental.