Para conter avanço da Covid-19 na Baixada Fluminense, MPRJ e MPF recomendam medidas sanitárias mais rígidas na região

As autoridades recomendam que as prefeituras dos 11 municípios suspendam totalmente atividades sociais ou econômicas não essenciais

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Reprodução / MPRJ

Onze municípios da Baixada Fluminense deverão adotar um regime de distanciamento social ampliado pela população, de acordo com as recomendações realizadas, nesta quarta-feira (24/03), pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), através de 8 Promotorias de Justiça da Baixada Fluminense, e do Ministério Público Federal (MPF), em decorrência do aumento de casos de pessoas infectadas pela Covid-19.

As autoridades recomendam que as prefeituras de Nova Iguaçu, Belford Roxo, Duque de Caxias, Itaguaí, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Queimados, São João de Meriti e Seropédica suspendam totalmente as atividades sociais ou econômicas classificadas como não essenciais. Além de restringirem as atividades essenciais, com base em avaliações técnico-epidemiológicos determinados pelo comitê científico estadual, respeitando as particularidades de cada região. Campanhas públicas de conscientização sobre as medidas sanitárias a serem adotadas, bem como a prestação de medidas, como políticas de transferência de renda e distribuição de cestas básicas, e apoio a trabalhadores e empresas de setores mais vulneráveis da economia, também são preconizadas pelas instituições.

Outro ponto destacado pelas recomendações da autoridades foi a possibilidade de as prefeituras, através de um Plano de Contingência Regional dos municípios da Baixada Fluminense, tomarem providências pertinentes à ampliação do número de leitos de enfermaria e UTI disponibilizados à população, além de adquirem oxigênio medicinal, insumos e medicamentos necessários ao atendimento da demanda crescente na rede pública de saúde.

As orientações elencadas tomaram como referência as determinações do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, que foram adotadas pela Secretaria de Estado de Saúde RJ para coibir o avanço da pandemia em todos os locais onde é constatado o elevado risco de contaminação e mortes pela Covid-19. Atualmente, todos os municípios da Baixada Fluminense estão com bandeira vermelha (alto risco) e roxa (risco muito alto).

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Para conter avanço da Covid-19 na Baixada Fluminense, MPRJ e MPF recomendam medidas sanitárias mais rígidas na região

1 COMENTÁRIO

  1. Duvido que algum prefeito daqui dê importância a isso. O máximo que podem fazer é fechar o comércio das áreas centrais; no restante das cidades, predomina a desordem. Prefeitura só de vez em quando.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui