Paraná Pesquisas mostra Eduardo Paes vencendo no 1º turno

Paraná Pesquisas surpreende ao apresentar um cenário em que Alexandra Ramagem é a única candidata no espectro da direita; entre os governantes, Eduardo Paes é o mais bem avaliado.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Esta semana, foi a vez da Paraná Pesquisas divulgar o resultado de sua pesquisa para prefeito do Rio de Janeiro em 2024, que difere bastante da última pesquisa da Atlas, a qual foi motivo de várias críticas, inclusive do cientista político João Nonato. Na Paraná Pesquisas desta semana, foram analisados dois cenários; o segundo chama atenção pela ausência de Pedro Duarte (Novo), Rodrigo Amorim (União Brasil) e Otoni de Paula (MDB), enquanto mantém Dani Balbi (PCdoB), que não será candidata, já que não tem o apoio de sua federação, composta também pelo PT e PV.

No primeiro cenário, a vitória é do atual prefeito Eduardo Paes, que com 46,1% dos votos, tem mais que a soma de seus concorrentes. Delegado Ramagem (PL) aparece com 13,6%, seguido por Tarcísio Motta (PSol) com 7,4%. Como a margem de erro é de 3,5%, Ramagem e Motta estão tecnicamente empatados, enquanto o candidato do PSol também fica tecnicamente empatado com o segundo esquadrão que, curiosamente, mostra Cyro Garcia (PSTU) em 3º lugar com 4,5%, uma possível confusão do pesquisado com o nome do ex-presidenciável Ciro Gomes.

Este foi o resultado:

  • Eduardo Paes (PSD) – 46,1%
  • Delegado Ramagem (PL) – 13,6%
  • Tarcísio Motta (PSol) – 7,4%
  • Cyro Garcia (PSTU) – 4,5%
  • Otoni de Paula (MDB) – 3%
  • Dani Balbi (PCdoB) – 2,8%
  • Rodrigo Amorim (União Brasil) – 2,1%
  • Marcelo Queiroz (PP) – 1,9%
  • Pedro Duarte (Novo) – 1,6%
  • Nenhum/Brancos/Nulos – 10%
  • Não Sabem/Não Responderam – 7%

Sem Pedro Duarte, Rodrigo Amorim e Otoni de Paula, observam-se apenas pequenas oscilações nos percentuais dos outros candidatos. Ou seja, sem três dos candidatos no espectro da direita, Ramagem consegue subir apenas 2 pontos percentuais, de um total de 6,7 pontos percentuais possíveis. Paes ainda assim venceria no primeiro turno.

  • Eduardo Paes (PSD) – 46,8%
  • Delegado Ramagem (PL) – 15,6%
  • Tarcísio Motta (PSol) – 8,1%
  • Cyro Garcia (PSTU) – 5,1%
  • Dani Balbi (PCdoB) – 3,4%
  • Marcelo Queiroz (PP) – 2,4%
  • Nenhum/Brancos/Nulos – 10.3%
  • Não Sabem/Não Responderam – 8%

Paes apresenta melhor desempenho no público feminino, com 47,5%, entre os eleitores de 25 a 34 anos, com 46,5%, e entre aqueles com ensino médio, com 47,8%. Além disso, 52,3% dos entrevistados afirmam que votariam em um candidato apoiado por Jair Bolsonaro (PL), 51,5% em um apoiado pelo presidente Lula (PT) e 44,5% em um candidato apoiado pelo governador Cláudio Castro.

Atualmente, o prefeito tem sua gestão avaliada como ótima ou boa por 48,2% dos entrevistados e como ruim ou péssima por 21,6%, enquanto 27,4% a consideram regular. Sua taxa de aprovação é de 66%, com uma desaprovação de 30,8%, marcando um crescimento substancial desde dezembro. Em contraste, o governador Cláudio Castro é avaliado como ótimo ou bom por 29,7% e como ruim ou péssimo por 37,4%, com 29,8% considerando sua gestão regular. Ele tem uma taxa de desaprovação de 50,1% e de aprovação de 45,4%. Quanto a Lula, 34% avaliam sua gestão como ótima ou boa e 40,7% como ruim ou péssima, com 22,8% considerando-a regular. Sua desaprovação está em 49,9%, enquanto a aprovação é de 46,6%

A pesquisa foi realizada pelo Paraná Pesquisas de 24 a 29 de abril de 2024. Foram entrevistadas 800 pessoas com 16 anos ou mais no Rio. O intervalo de confiança é de 95%. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento está registrado no TSE sob o nº RJ-06897/2024.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Paraná Pesquisas mostra Eduardo Paes vencendo no 1º turno

2 COMENTÁRIOS

  1. Em defesa de Eduardo Paes

    Pelo que se ouve, Eduardo Paes tem algumas acusações de corrupção. Crivella, a gente já sabe o que é – um péssimo administrador, entre outras coisas.

    Porém se Eduardo Paes rouba (isso ainda não foi provado) ele rouba, mas divide o produto do roubo com o carioca.

    Todos os políticos brasileiros são corruptos, meliantes e quadrilheiros – fazer o quê ?

    Pelo menos Eduardo Paes ama nossa cidade e cuida muito bem dela. Ele é indiscutivelmente um grande administrador – ao contrário do inútil e paspalhão Crivella, que transformou o Rio de Janeiro numa grande filial da série Walking Dead – ou mesmo em uma versão muito piorada de Bangladesh.

    Paes fez obras ótimas em suas agora três passagens como prefeito do Rio, dentre elas o excelente Parque Madureira….

    Contra fatos não há argumentos: Eduardo Paes foi o idealizador do Parque Madureira, depois de mais de trinta anos sem a inauguração de uma boa área verde na cidade !!!

    Se em cada gestão Eduardo fizer um incrível parque como este, já terá valido a pena votar nele, até porque o Parque Madureira mudou a vida das pessoas do bairro e de bairros vizinhos para muito melhor, dando lazer e qualidade de vida ao morador do subúrbio (fora do circuitão da Zona Sul).

    Com o advento deste parque, a temperatura do bairro de Madureira caiu cinco graus. Eu sempre falo que uma arborização de qualidade é tudo, quanto mais numa cidade tórrida como o Rio de Janeiro.

    E neste exato momento existem oito novos parques em construção na cidade do Rio de Janeiro, com a inauguração agora em Maio de 2024 dos Parques Rita Lee na Barra da Tijuca e Parque Realengo Susana Naspolini.

    Além disso, nas duas gestões de Eduardo Paes nossa cidade era outra coisa, muito mais limpa e bem cuidada.

    Enfim, não existe outro candidato melhor do que o Eduardo Paes para ocupar a Prefeitura do Rio de Janeiro. Simples assim !!!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui