O recém-inaugurado Parque Oeste, em Inhoaíba, foi escolhido como palco do 3º Encontro de Turmas de Bate-bola do Rio de Janeiro. O evento acontece no próximo domingo (24/11), a partir das 13h. A produção é da Associação Estadual Folclórica do Rio de Janeiro (Aeferj), com apoio da Prefeitura do Rio. A entrada será gratuita para o público.
A proposta do encontro é destacar e manter viva a tradição dos bate-bolas, que está enraizada na cultura da cidade e, desde 2012, é considerada Patrimônio Cultural Carioca de Natureza Imaterial. Além das apresentações das turmas, a programação do evento inclui os DJs Toko e Tupac e blocos de carnaval. Haverá ainda homenagens a baluartes e personalidades da cultura.
Tradição
Os grupos de bate-bola, também chamados de clóvis – uma derivação de clown, palhaço em inglês – são formados por personagens típicos do carnaval e traduzem a irreverência da população.
Presentes sobretudo nas periferias cariocas, os grupos vestem fantasias coloridas, incluindo peças como macacões, boleros, luvas e saias rodadas. Sombrinhas, máscaras e chapéus espalhafatosos também fazem parte do visual dos foliões, assim como bastões com bolas de borracha. Os desfiles acontecem sempre com muito barulho durante os quatro dias de carnaval.
SERVIÇO:
3º Encontro de Turmas de Bate-bola
Data: 24/11 (domingo), a partir das 13h
Local: Parque Oeste ( Av. Cesário de Melo, 6851 – Inhoaíba)
Ingresso: Gratuito
Classificação: Livre