Parques públicos poderão ser evacuados em caso de temporais no Rio

Segundo o texto, o novo protocolo levará em conta dos estágios operacionais do COR (que vão de 1 a 5), com medidas tomadas a partir do nível 2

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Parque de Madureira em uma quinta-feira a tarde. | Foto: Rafa Pereira - Diário do Rio

Foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (13/08) uma portaria do Centro de Operações e Resiliência (COR) que determina que todos os parques públicos municipais do Rio poderão ser evacuados em caso de chuva forte. Segundo o texto, que entrou em vigor na data de publicação, o novo protocolo levará em conta dos estágios operacionais do COR (que vão de 1 a 5), com medidas tomadas a partir do nível 2.

Segundo a publicação, quando a cidade chegar ao estágio operacional 2 — que corresponde ao risco de haver ocorrências de alto impacto, com um evento, como a chuva forte — agentes deverão se posicionar nas entradas dos parques. Neste momento, eles deverão ficar a postos para caso um fechamento futuro seja necessário.

Já do estágio 3 — quando uma ou mais ocorrências estão impactando a cidade, e há certeza de que haverá ocorrência de alto impacto num curto prazo — em diante, todos os parques terão suas portas fechadas. O público deverá ser comunicado sobre a necessidade de evacuar o local.

O COR explicou que o foco da portaria é a segurança das pessoas em dias de chuva forte. Os estágios operacionais, observa o órgão, mudam de maneira automática, a depender de variáveis como a previsão do tempo, o vento e o trânsito, por exemplo.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Parques públicos poderão ser evacuados em caso de temporais no Rio

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui