Foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (13/08) uma portaria do Centro de Operações e Resiliência (COR) que determina que todos os parques públicos municipais do Rio poderão ser evacuados em caso de chuva forte. Segundo o texto, que entrou em vigor na data de publicação, o novo protocolo levará em conta dos estágios operacionais do COR (que vão de 1 a 5), com medidas tomadas a partir do nível 2.
Segundo a publicação, quando a cidade chegar ao estágio operacional 2 — que corresponde ao risco de haver ocorrências de alto impacto, com um evento, como a chuva forte — agentes deverão se posicionar nas entradas dos parques. Neste momento, eles deverão ficar a postos para caso um fechamento futuro seja necessário.
Já do estágio 3 — quando uma ou mais ocorrências estão impactando a cidade, e há certeza de que haverá ocorrência de alto impacto num curto prazo — em diante, todos os parques terão suas portas fechadas. O público deverá ser comunicado sobre a necessidade de evacuar o local.
O COR explicou que o foco da portaria é a segurança das pessoas em dias de chuva forte. Os estágios operacionais, observa o órgão, mudam de maneira automática, a depender de variáveis como a previsão do tempo, o vento e o trânsito, por exemplo.