O André Delacerda continua fazendo a sequência de perguntas aos pré-candidatos à Prefeitura do Rio. Esta semana a pergunta foi: "Qual deve ser a principal prioridade de um prefeito". Desta vez, além de Solange Amaral (DEM), o pré-candidato pelo PSol, Chico Alencar, também respondeu a pergunta do André.
Solange Amaral (DEM)
A PRIORIDADE É CUIDAR DAS PESSOAS.
Conhecer a cidade que quer governar, como um conjunto de diversidades que formam o NOSSO RIO com suas regiões distintas, suas crenças, suas necessidades.
Tem de ser prefeita de TODAS e de TODOS os cariocas, cuidar das nossas familias, das nossas crianças.
Chico Alencar (PSol)
A principal prioridade de um prefeito, em especial do Rio, deve ser… prefeito. Isto é, governar, dinamizar o poder público, torná-lo presente, fazer de cada funcionário municipal um servidor, uma pessoa dedicada a governar junto com o Prefeito e os Secretários, na direção do bem comum, na opção preferencial pelos sem-direitos, que são 2/3 dos moradores da cidade.
Hoje, na emergência, isso se traduz em atendimento básico de saúde, combate a endemias e prevenção de epidemias. A prioridade de um Prefeito que governe com participação cidadã é também estimular a cultura da organização popular, da solidariedade, da indução ao gregário, ao espírito coletivo, na contramão do individualismo consumista e da competitividade agressiva reinante. Até o planejamento da gestão deve ser participativo!
Um Prefeito de verdade, que não se esconde atrás de assessores ou equipamentos de informática, deve combinar os despachos de gabinete, inevitáveis, com a presença cotidiana nas ruas, nos bairros, ali onde o poder de fato se exerce (ou se omite), sentindo o pulsar da vida urbana. O Prefeito tem a obrigação de resgatar a cidade como espaço público, e não de domínio de máfias privadas. Lugar de encontro e confronto dos citadinos, em busca de uma vida melhor. Assim seja, assim cobremos de quem vier a nos governar.