O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado André Ceciliano (PT) e a deputada Renata Souza (Psol) participaram da solenidade de entrega de Prêmio Dandara e do Diploma Abdias do Nascimento a personalidades importantes do cenário do samba Fluminense. A cerimônia de premiação aconteceu na noite desta quinta-feira (24/03), durante o evento “Nosso Samba Tá Na Rua”, na Praça Tiradentes, Centro do Rio de Janeiro.
O presidente da Casa lembrou do simbolismo que a Praça Tiradentes tem para o estado.
“Esse lugar tem uma história imensa, muita coisa já aconteceu aqui, inclusive manifestações memoráveis. Hoje o motivo desse encontro é para homenagear personalidades do samba. Em coautoria com a deputada Renata Souza (PT), entregaremos o Diploma Abdias do Nascimento ao sambista Marquinhos de Oswaldo Cruz, autor do popular ‘Canto de Liberdade’. Por isso eu digo, hoje é uma noite de alegria”, afirmou Ceciliano.
A deputada Renata Souza (PSOL) ressaltou que a solenidade ocorrer numa praça pública é um ato de resistência.
“O samba sempre foi uma expressão popular discriminada e que sofreu preconceito durante anos. Essa homenagem aqui na Praça Tiradentes vai além de um reconhecimento, ela reforça a ideia de que a praça é pública e tem que ser nossa”, salientou a parlamentar.
Dentre os homenageados da noite, o sambista e cantor Marquinhos de Oswaldo Cruz recebeu o Diploma Abdias do Nascimento e agradeceu o reconhecimento ao seu trabalho:
“Receber uma homenagem da deputada Renata e do deputado Andre Ceciliano, justamente por ser do samba, que é o que há de mais bonito e de mais forte da cultura africana nesse país, me deixa muito lisonjeado. Abdias do Nascimento foi um grande homem para nossa nação e ter meu trabalho lembrado através desse diploma só me faz ter mais certeza de estar no caminho certo”.
Ícone do samba carioca e pastora da Velha Guarda da Portela, Tia Surica; a cantora e compositora, Teresa Cristina; e a idealizadora do Projeto Criolice, Rose Maciel; receberam o prêmio Dandara. O sambista e compositor, Zé Luíz Ferreira do Império Serrano, também recebeu o Diploma Abdias do Nascimento. Representantes do Cordão do Boitatá, que recentemente foi declarado como Patrimônio Imaterial Cultural do Estado, e do GRES Gato de Bonsucesso, também foram lembrados durante o evento.