Pesquisa Ipec indica que 48% dos brasileiros queriam a volta do Horário de Verão; governo descarta medida

Segundo o levantamento, os números estão bem divididos. A decisão do governo federal foi favorável para 42% contrários ao horário

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Governo Federal

Para a alegria (ou a tristeza) dos cariocas, a possível volta do Horário de Verão foi oficialmente descartada nesta última quarta-feira (16/10). Segundo o Operador Nacional do Setor Elétrico (ONS), não há necessidade de implementar a medida para este verão. A decisão é favorável para 42% dos brasileiros que participaram de uma pesquisa do Ipec sobre o tema, mas, curiosamente, não representa a maioria.

Os números estão bem divididos: 48% dos entrevistados apoiam o adiantamento de uma hora no relógio. Além disso, 7% se declararam “nem a favor nem contra”, enquanto 2% não responderam. A pesquisa foi realizada presencialmente entre os dias 9 e 13 de outubro, com 2 mil participantes em todo o país. Entre os mais jovens, na faixa de 16 a 24 anos, há um apoio significativo à volta do Horário de Verão.

Nos próximos meses, o governo deve avaliar se a medida será adotada em 2025. A prática era adotada anualmente para diminuir o consumo de energia pelo melhor aproveitamento da luz natural.

No Rio, a mudança de horário é geralmente bem recebida, especialmente entre aqueles que saem do trabalho mais tarde e não conseguem aproveitar o dia. O clima “veranil” da cidade também contribui para a boa aceitação do horário durante esse período.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Pesquisa Ipec indica que 48% dos brasileiros queriam a volta do Horário de Verão; governo descarta medida

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui