Pesquisa mostra cenário disputado entre Paes e Flávio Bolsonaro nas eleições para prefeito do Rio em 2024

O Instituto Rio21 e o DIÁRIO DO RIO fizeram uma pesquisa para saber em quem os moradores da cidade pretendem votar para assumir a Prefeitura do Rio de Janeiro nas próximas eleições

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Fotos: Divulgação

O Instituto Rio21 e o DIÁRIO DO RIO fizeram uma pesquisa entre os dias 9 e 12 de janeiro, com 1.476 cariocas, para saber em quem os moradores da cidade pretendem votar para assumir a Prefeitura do Rio de Janeiro nas próximas eleições, em 2024.

Os primeiros resultados foram publicados ainda essa semana, na matéria neste link. Nela foram analisados os principais resultados de cada cenário de disputa, em que se observa que Eduardo Paes (PSD) sai na frente em todos.

Ainda assim, alguns cenários são relativamente disputados, em especial quando observamos o percentual de cariocas ainda indecisos em relação ao seu voto. O mais disputado de todos ocorre entre Paes e Flávio Bolsonaro (PL). Apesar de o percentual de Paes ser maior no quadro geral, Flávio ganha na população masculina, por exemplo:

image 29 Pesquisa mostra cenário disputado entre Paes e Flávio Bolsonaro nas eleições para prefeito do Rio em 2024
Percentual de cariocas que pretendem votar no candidato, por sexo. Fonte: Pesquisa de Intenção de Voto realizada pelo Diário do Rio e Instituto Rio21. Elaboração: Instituto Rio21.

No recorte de renda, há alguns pontos a se observar: em algumas faixas, um ou outro candidato desponta com franca margem de vantagem. É o caso de Flávio Bolsonaro na faixa de até 1 salário mínimo, com uma vantagem de mais de 13 pontos percentuais. Paes, por outro lado, sai bem na frente nas faixas de 2 a 3 salários mínimos e mais de 16 salários mínimos. Nos outros casos, o resultado é mais disputado:

Advertisement
image 30 Pesquisa mostra cenário disputado entre Paes e Flávio Bolsonaro nas eleições para prefeito do Rio em 2024
Percentual de cariocas que pretendem votar no candidato, por renda familiar mensal. Fonte: Pesquisa de Intenção de Voto realizada pelo Diário do Rio e Instituto Rio21. Elaboração: Instituto Rio21.

Uma informação que não surpreende é o fato de Flávio Bolsonaro ter vantagem na Zona Oeste na cidade, uma região conhecida por compor base de apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro e à família de forma geral. Paes sai na frente nas outras zonas da cidade, em especial no Centro:

image 31 Pesquisa mostra cenário disputado entre Paes e Flávio Bolsonaro nas eleições para prefeito do Rio em 2024
Percentual de cariocas que pretendem votar no candidato, por zona da cidade em que moram. Fonte: Pesquisa de Intenção de Voto realizada pelo Diário do Rio e Instituto Rio21. Elaboração: Instituto Rio21.

Eduardo Paes é o favorito para reassumir a Prefeitura do Rio de Janeiro nas próximas eleições, caso venha como candidato, é claro. Isso é esperado – afinal, ele é o prefeito, e portanto possui todos os meios necessários para mostrar serviço e conquistar a simpatia da população nas urnas. Ainda assim, a competitividade de outros possíveis candidatos é inegável, e o alto percentual de indecisos pode complicar o cenário no momento das eleições. Aguardemos as cenas dos próximos capítulos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Pesquisa mostra cenário disputado entre Paes e Flávio Bolsonaro nas eleições para prefeito do Rio em 2024
Advertisement

3 COMENTÁRIOS

  1. se correr o bicho pega. se ficar o bicho come. o filho do maior golpista, picareta e ex-futuro ditador, que não fez nada pelo rio de janeiro como senador, quer ser prefeito para ficar de briguinha com o governo federal. affff

  2. Excelente matéria. Vou torcer para a Cidade do Rio de Janeiro ter uma alternância no poder. Alternância são sempre salutares e novas lideranças merecem a oportunidade de mostrar sua competência, dedicação e zelo no trato da coisa pública. Assim se fortalece a DEMOCRACIA e não se cria feudos ou clãs políticos.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui