Pesquisadores da Uerj recomendam suspensão de medidas de flexibilização no Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução/Internet

Os pesquisadores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) que fazem parte do portal Covid-19: Observatório Fluminense, divulgaram um novo relatório com recomendações para a suspensão das medidas de flexibilização social no RJ nas próximas semanas.

De acordo com o documento, os dados revelam aumento significativo no contágio e uma ligeira elevação do número de óbitos. A análise é referente aos dados da 25ª semana epidemiológica, entre 14 a 20 de junho de 2020.

No último dia 17 de junho, a Uerj manifestou-se contrária às medidas de relaxamento do distanciamento social determinadas pelo governos estadual e municipal.  Em relatório apresentado ao Ministério Público (MP), a Comissão de Acompanhamento sobre o Coronavírus da instituição recomenda que o atual decreto estadual seja revogado e novas diretrizes sejam promulgadas com base em estudos científicos e ações coordenadas. 

Após a prefeitura afirmar que contágio por Covid-19 desacelerou na cidade do Rio de Janeiro e na Região Metropolitana na semana passada, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) divulgou nesta segunda-feira (22/06) que as taxas de contaminação voltaram a subir.

Advertisement

Baseado no número de pacientes que começaram a ter os sintomas até o dia 20 de junho, os dados mostram que a velocidade de propagação da doença ficou em 1,39 na capital e 1,57 para o estado, ambos considerados de risco alto.

Já nesta terça-feria (23/06) um estudo feito por cientistas da Universidade Britânica de Oxford, uma da mais importantes do mundo, mostra que a cidade do Rio não estava pronta para iniciar as medidas de relaxamento social contra o Coronavírus.

Segundo o levantamento, a falta de testes em volume adequado, a ausência de um programa de rastreamento do vírus e o déficit de informações sobre como a população deve agir caso apresente sintomas de Covid-19 ou se tiverem contato com pessoas infectadas são os principais fatores para que o relaxamento se prove um fracasso.

Segundo o último boletim, divulgado pelo Governo do Estado nesta qquarta-feira (24/06), a cidade do Rio tem 9.295 óbitos e 103.493 casos confirmados de Covid-19.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Pesquisadores da Uerj recomendam suspensão de medidas de flexibilização no Rio
Advertisement

4 COMENTÁRIOS

  1. Eu sinceramente não vejo tudo isso. Algumas informações são bem contraditórias. Não sigo a quarentena, pois trabalho e tenho que continuar o meu ritmo, pois ninguém vai pagar as minhas contas. Bom final de semana fui a praia e fiz exercícios físicos pois faço musculação. E além disso mergulhei, peguei aquele sol. E até agora ótima de saúde sem complicações. Eu não voto mais, nunca mais. Pois quando se politiza uma doença ela vai em descredito e muitas informações são manipuladas. Minha saúde e dos meus familiares estão 100% ambos praticam exercícios e se alimentam muito bem. Então tem coisa aí nesses procedimentos aí de covid.

  2. 105.897 casos.Número cumulativo,mentiroso,alarmista.O que realmente deveria importar é o número de pessoas contaminadas H-O-J-E.Estamos sendo manipulados,induzidos ao medo,parando de produzir,destruindo a economia mundial.As consequências serão piores do que as do próprio vírus.Parabéns,OMS.Parabéns,mídia de esquerda.Vocês conseguiram foder com tudo.

  3. Nunca imaginei que fôssemos passar pelo momento que estamos vivendo, está complicado demais…Pós quarentena só consigo pensar em fazer a minha parte, ir nas urnas e votar em alguém que de fato represente a população carioca, estamos vivendo tempos difíceis e por isso precisamos mudar. Uma cara nova na política que aja de maneira certa e justa. Glória Heloíza, nela podemos confiar! https://www.youtube.com/watch?v=O7b2jR4WVTw&feature=youtu.be

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui