A Petrobras anunciou, nesta quarta-feira (03/12), a expansão dos locais de aplicação das provas objetivas do seu concurso público, que ocorrerá no dia 24 de março. O número de cidades subiu de 19 para 35, um aumento de 84%, incluindo as capitais de todas as 27 unidades federativas. O edital oferece 916 vagas de nível técnico, com 20% reservadas para pessoas com deficiência (PCD) e 20% para candidatos negros, além da formação de cadastro de reserva. A remuneração mínima é de R$ 5.878,82.
A gerente executiva de Recursos Humanos da Petrobras, Lilian Maria Louzada Soncin, esclareceu que as cidades de realização das provas não estarão mais vinculadas aos polos de trabalho escolhidos durante a inscrição, cujo prazo foi aberto em 28 de dezembro. Em razão dessa alteração nos locais de prova, as inscrições foram suspensas para ajustes no sistema e serão reabertas em 8 de janeiro, com encerramento em 31 deste mês.
Os cargos disponíveis abrangem áreas como Enfermagem do Trabalho, Inspeção de Equipamentos e Instalações, Logística de Transportes, Manutenção, Operação, Projetos, Construção e Montagem, Química de Petróleo, Segurança do Trabalho, e Suprimento de Bens e Serviços.
Os candidatos já cadastrados poderão alterar o local de prova até o término das inscrições. O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, destacou que a ampliação dos locais de prova visa democratizar o acesso ao concurso em nível nacional, permitindo que candidatos de diferentes regiões do Brasil participem. Este é o primeiro concurso da Petrobras com reserva de 20% de vagas para PCD, superando o percentual mínimo exigido por lei, que é de 5%. A instituição responsável pelo processo seletivo é o Cebraspe, com validade de 18 meses, podendo ser prorrogado por igual período. A taxa de inscrição é de R$ 62,79.
Cidades onde as provas serão aplicadas:
– Rio Branco;
– Maceió;
– Manaus;
– Salvador;
– Fortaleza;
– Brasília;
– Vitória;
– Goiânia;
– São Luís;
– Belo Horizonte;
– Betim (MG);
– Campo Grande;
– Belém;
– João Pessoa;
– Ipojuca (PE);
– Recife;
– Curitiba;
– Araucária (PR);
– Duque de Caxias (RJ);
– Itaboraí (RJ);
– Macaé (RJ);
– Rio de Janeiro;
– Natal;
– Porto Alegre;
– Canoas (RS);
– Florianópolis;
– Aracaju;
– Campinas (SP);
– Cubatão (SP);
– Mauá (SP);
– Paulínia (SP);
– Santos (SP);
– São José dos Campos (SP);
– São Paulo.
– Palmas