Ícone arquitetônico de Petrópolis, o Theatro Dom Pedro, que está com sua reforma paralisada desde o ano passado, terá suas obras retomadas a partir da próxima segunda-feira (12/01). O anúncio foi feito pelo prefeito Hingo Hammes, que realizou uma vistoria no prédio na última quarta-feira (08/01). De acordo com o novo governo municipal, a reforma será concluída ainda no primeiro semestre de 2025, com a previsão de entrega do espaço à cidade dentro deste período.
O Theatro Dom Pedro, em estilo art déco, está fechado para reformas há seis anos. As obras haviam sido interrompidas no ano passado, gerando expectativa entre a população e os setores culturais da cidade. Com a retomada, o teatro finalizará a restauração completa, além de melhorias em acessibilidade, como a instalação de um elevador. O anexo do teatro, que contará com salas para aulas de música e dança, também está sendo totalmente reformado.
Inaugurado na década de 1930, o espaço está localizado ao lado do Museu Imperial, na Rua da Imperatriz. Sua decoração interna foi realizada pelo artista petropolitano Carlos Schafer, que combinou elementos geométricos, mitológicos e futuristas, criando um ambiente eclético.
“Vamos dar prosseguimento a esta obra para que, ainda neste primeiro semestre, o teatro esteja aberto para a população e volte a ser um polo de cultura”, afirmou o secretário de Obras, Maurício Veiga.