Entre os dias 28 e 30 de agosto, o Armazém 4 do Pier Mauá receberá a sétima edição da Shell Eco-marathon Brasil. O evento vai reunir cerca de 500 estudantes de cinco países, sendo eles Brasil, Bolívia, Peru, México e Colômbia, para um dos maiores desafios acadêmicos de eficiência energética do mundo. O evento é gratuito e aberto para todo o público. Para visitar a Shell Eco-marathon, basta acessar o site da Shell e fazer um cadastro.
Os protótipos desenvolvidos pelos estudantes vão concorrer em três categorias: Combustão Interna (gasolina e etanol), Bateria Elétrica e Hidrogênio, categoria que estreou na competição em 2023. Para serem avaliados, os veículos passarão por inspeção técnica e deverão percorrer um circuito de cerca de 10 km com o mínimo de combustível possível. A equipe vencedora será a que fizer a maior distância com a menor quantidade de energia.
Em 2023, a equipe Drop Team, da Universidade Federal do Maranhão, bateu o recorde na categoria de Combustão Interna, com o resultado de 716km/litro de etanol. Na categoria de Bateria Elétrica, o recorde foi da equipe ARAMAC Milhagem, da Universidade Federal de Minas Gerais, que completou o circuito com uma eficiência energética de 367 km/kWh.
Além do Brasil, a Shell Eco-marathon já passou pelos Estados Unidos, Holanda, França e irá para China, Indonésia e Índia.
Serviço:
- Shell Eco-marathon Brasil 2024
- Onde: Armazém 4, Píer Mauá, 41.
- Data: 28, 29 e 30 de agosto
- Gratuito. Realizar cadastro aqui