A pista de caminhada da Avenida Oliveira Belo, na Vila da Penha, Zona Norte do Rio de Janeiro, está de cara nova após as intervenções urbanísticas realizadas pela Prefeitura, por meio da CET-Rio.
A pista, localizada entre as avenidas Braz de Pina e Meriti, e cortada pelo Rio Quitungo, é muito utilizada para caminhadas e corridas, tanto durante o dia quanto à noite.
Cada lado dela tem 850 metros, sendo 1,7km a volta completa. Além dos moradores da Vila da Penha, o local recebe também pessoas de bairros vizinhos como Brás de Pina, Cordovil, Irajá, Penha Circular, Vicente de Carvalho, Vila Kosmos e Vista Alegre.
A CET-Rio revitalizou a sinalização para organizar o uso deste trecho da Oliveira Belo e propiciar boa convivência e circulação mais tranquila e segura. Para isso, renovou a sinalização horizontal, com pinturas na via, que demarcam o espaço de cada usuário (pedestres, ciclistas e motoristas).
Além das pinturas para evidenciar os quebra-molas e faixas brancas de travessia para os que caminham na via, a área verde indica que é exclusiva de circulação de pedestres, enquanto as pinturas na outra faixa demarcam o espaço e a prioridade dos ciclistas no compartilhamento da área com os carros.
Também foi instalada nova sinalização vertical, com placas de vários tipos, que indicam, por exemplo, o início da pista, o uso compartilhado da faixa e o limite de velocidade.
Point da ”VP”
Além de utilizada para atividades físicas, a Oliveira Belo é considerada a principal área gastronômica da Vila da Penha.
No local, em meio às pessoas caminhando ou correndo, há diversos bares, como Bartô, Belo Brasa, Boemia Social Clube, Manga Rosa e Mané, que costumam ficar bastante cheios.