A Polícia Civil realiza, nesta segunda-feira (14), uma grande ação de devolução de celulares roubados ou furtados na capital fluminense. Ao todo, 430 aparelhos recuperados durante investigações serão entregues aos donos em delegacias das zonas Sul, Norte, Oeste e no Centro do Rio.
A ação é coordenada pelo Departamento-Geral de Polícia da Capital (DGPC) e tem como objetivo devolver os telefones à população. De acordo com a corporação, operações como essa acontecem com frequência em todo o estado.
No ano passado, o DGPC realizou uma ação semelhante, quando 500 celulares foram devolvidos. Mais recentemente, em março, a 24ª DP (Piedade) também entregou cerca de 200 aparelhos recuperados.
A Polícia Civil reforça que a compra de celulares de origem criminosa pode gerar responsabilização criminal, além da perda do aparelho. A intenção é coibir o mercado ilegal e ajudar na redução dos roubos e furtos.
“Quem compra aparelhos telefônicos provenientes de crime, além de perder o aparelho, será responsabilizado criminalmente”, informou a corporação.